CNH para caminhao

Qual tipo de CNH é necessária para ser um motorista de caminhão cegonha

Deseja ser um motorista de caminhão cegonha, mas não sabe muita coisa sobre a profissão? Veja a seguir tudo que você precisa saber sobre como ser um motorista de caminhão cegonha e quais os requisitos necessários, incluindo qual a CNH necessária, para motorista de caminhão cegonha.

Qual a CNH necessária para dirigir caminhão cegonha?

CNH para caminhao

É verdade que todo motorista precisa ter a carteira de motorista para dirigir, mas, neste caso, a CNH para motorista de caminhão cegonha é uma qualificação mais específica. 

Seu exame contém mais habilidades do que as necessárias para dirigir um veículo B padrão. Para caminhões com peso superior a 3.500 kg, é necessária uma licença da categoria C; para veículos de carga articulados, é necessária a categoria E.

Quais os documentos necessários para ser um motorista de caminhão cegonha?

Além da CNH para motorista de caminhão cegonha, que mencionamos acima, será necessário mais alguns documentos para se tornar um motorista de caminhão cegonha. Alguns desses documentos variam dependendo do tipo de caminhão usado. Deve ter histórico de responsabilidade por transporte e treinamento especializado, que inclui o uso de ferramentas como simuladores, testes de conhecimentos teóricos e aulas práticas.

Os regulamentos são muito extensos em termos de regulamentos de treinamento de motoristas. As classificações mais específicas de tipos de condutores incluem:

  • Condutores de veículos de emergência;
  • Condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros;
  • Condutores de veículos de transporte de carga indivisível;
  • Condutores de veículos de transporte de produtos perigosos;
  • Condutores de veículos de transporte escolar.

No que diz respeito às cegonhas, elas são condutores de veículos de carga indivisíveis. O motorista de caminhão cegonha precisa atender aos requisitos de três tipos de documentos:

  • Os documentos da carga – como a DAMDFe e similares;
  • Os documentos do caminhão – como o licenciamento;
  • Os documentos pessoais – como a carteira de motorista e afins.

Vamos listar aqui todos os documentos necessários, além da CNH para motorista de caminhão cegonha, para aqueles que pretendem se tornar um motorista de caminhão cegonha:

Certificado do curso de condução de veículos de cargas indivisíveis

O curso de carregamento inseparável tem uma carga de trabalho razoável. São 50 horas de aula, e o certificado tem validade de 5 anos. Para participar deste curso, o motorista deve ter no mínimo 21 anos, possuir CNH C ou E, não ter a carteira revogada e não ter cometido crime de trânsito que tenha resultado no confisco da carteira e sem proibição legal de dirigir. O curso é ministrado por unidades credenciadas pelo Detran e unidades do Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

DAMDFe, DACTe ou contrato de transporte

O Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTe) e o Documento de Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (DAMDFe) são certificados fornecidos pela empresa contratante do motorista. Isso é uma prova que ele realmente foi contratado para  executar o serviço. 

Outra opção é anexar o contrato de transporte e a fatura da mercadoria, principalmente se a empresa contratante não assinar o DACT ou DAMDFe por causa do acordo no contrato.

Informações que comprovem que o motorista Exerce Atividades Remuneradas (EAR)

Este é um fato da CNH, não um documento próprio. Os requisitos devem ser feitos ao Detran de cada região.

Licenciamento do veículo de carga

Todo veículo em circulação no país deve ser licenciado anualmente, e seu licenciamento deve estar sempre dentro do veículo. Porém, para veículos com carga igual ou superior a 4.536kg, também é necessário instalar tacógrafo no caminhão, que pode registrar as ocorrências do veículo por completo.

Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Cargas (RNTRC)

É o registro nacional das empresas, cooperativas ou trabalhadores autônomos que realizam transporte rodoviário de mercadorias. É fornecido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e deve ser adesivado no vidro do veículo de forma que fique visível.

Quais são as diferenças entre as categorias da CNH?

Para quem deseja ser motorista de caminhão cegonha e saber mais sobre a CNH para motorista de caminhão cegonha, é importante entender as diferenças entre as categorias da carteira de motorista.

As categorias A e B são as mais famosas: a primeira categoria permite que um veículo motorizado seja dirigido de 2 a três rodas, enquanto B significa que o motorista pode dirigir um veículo com no máximo 8 pessoas, ou seja, um carro de passeio.

Mas, e as categorias C, D ou E, você sabe a diferença entre elas? Quais veículos cada motorista qualificado pode dirigir? Veja essas respostas a seguir:

Categoria C da CNH

Os condutores com carteira de habilitação da categoria C estão autorizados a conduzir veículos de carga com peso bruto superior a 3.500 kg. Permite o acionamento de modelos como escavadeiras, tratores híbridos e veículos automotores especiais para movimentação de cargas e trabalhos agrícolas, construção civil, pavimentação de estradas ou terraplenagem. Desde que o peso não ultrapasse 6.000 kg, as pessoas com a categoria C na carteira de habilitação também podem dirigir todos os veículos da categoria B e combinações de veículos chamados reboques.

Requisitos para conseguir a CNH na categoria C

Deve ter carteira de habilitação da categoria B por mais de um ano e não ter cometido nenhuma violação grave ou gravíssima, ou violações repetidas na média nos últimos 12 meses antes da solicitação de mudança de categoria.

Categoria D da CNH

A CNH da categoria D permite que você conduza um veículo com mais de 8 passageiros e não conta como motorista. Ônibus e micro-ônibus são exemplos de modelos que podem ser dirigidos por motoristas que possuem essa modalidade da carteira de habilitação. Além disso, o pessoal da Categoria D também tem permissão para dirigir todos os outros veículos Tipo B e C.

Requisitos para conseguir a CNH na categoria D

Você deve ter pelo menos 21 anos e pelo menos 2 anos de habilitação para o Tipo B ou 1 ano para o Nível C, e não ter cometido nenhuma violação séria ou muito séria durante este período, e não são violações médias em 12 meses antes da solicitação de mudança de categoria.

Categoria E da CNH

Esta categoria permite a condução de veículo motorizado combinado, ou seja, quando a unidade trator faz parte da categoria B, C ou D, e a outra parte a ela ligada (reboque, semirreboque, articulado ou reboque) ultrapassar 6.000 de peso bruto ou excede 8 lugares para assentos.

Ao passar no teste de qualificação para esta categoria, você pode dirigir um veículo com vários dispositivos de reboque, independentemente de seu peso ou capacidade de reboque, ou seja, com a categoria E, é certeza que você tem a CNH para motorista de caminhão cegonha.

Requisitos para conseguir a CNH na categoria E

Ter mais de 21 anos e ter portado a CNH na categoria C por pelo menos um ano sem cometer violações graves ou muito graves, ou cometer violações médias repetidamente nos 12 meses anteriores à solicitação de mudança de categoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *