IPVA RJ – Consulta, Tabela, Calendário

Você que tem um veículo automotor e mora no Rio de Janeiro provavelmente já está acostumado com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o chamado e temido IPVA. É um tributo obrigatório que é cobrado todos os anos e que deve ser pago pelas pessoas que possuem qualquer tipo de veículo automotor. Quer saber mais sobre o processo de consulta, a tabela e o calendário para o IPVA RJ? Acompanhe.

Saiba como funciona o IPVA RJ e como você pesquisa o valor e faz o pagamento.

Saiba como funciona o IPVA RJ e como você pesquisa o valor e faz o pagamento.

IPVA RJ

Que veículos estão sujeitos ao imposto?

Praticamente nenhum veículo está isento do imposto, e, se você tem um veículo automotor, certamente precisa pagar o IPVA. Esses veículos são por exemplo o carro, moto, micro-ônibus, ônibus, jet-ski, barcos, lanchas, tratores e caminhões. Mas esses são apenas exemplos. Outros veículos automotores precisam ter o IPVA pago pelos donos.

O que acontece se eu não pagar o IPVA?

Muitos brasileiros têm essa pergunta, principalmente quando consideram o valor do IPVA. Se você não paga o imposto, seu veículo não vai continuar em situação regular, podendo sofrer algum impedimento ou penalidade do Detran RJ.

Para onde vai o dinheiro do IPVA?

Essa é outra pergunta que os brasileiros têm, pois, uma vez que são obrigados a pagar determinada quantia, querem pelo menos saber para onde vai esse dinheiro. Não há nenhuma especificação sobre para onde esse dinheiro vai e no que o estado gasta esses recursos. Metade vai para os cofres do Estado, enquanto a outra metade vai para os municípios que registraram os veículos.

Consulta IPVA RJ

Com o acesso da internet, você consegue consultar o IPVA em menos de 10 minutos. Se passar disso, provavelmente não será muito se você souber o que está fazendo e se sua conexão for boa. Não se preocupe. Neste artigo, você saberá de todos os passos. Para a consulta, você precisa entrar no site do Detran do Rio de Janeiro — www.detran.rj.gov.br — já tendo os documentos do veículo em mãos.

Ao acessar o site, procure pela opção “IPVA”. Ao clicar, você precisará inserir na página o número do RENAVAM e o número da placa do veículo a ser consultado. Quando clicar para consultar, bastará aguardar uns segundos para conferir as pendências necessárias.

Calendário IPVA RJ

No final do ano, geralmente em dezembro, é divulgado o calendário dos dias de vencimento das parcelas do IPVA. No final deste ano, será divulgado o calendário de pagamento para o início de 2019. O pagamento poderá ser feito em até três parcelas, com desconto ou não, dependendo de quando o condutor decidir pagar. Mas a pessoa também deve se atentar ao vencimento das parcelas, pois, caso deixe de pagar até a data prevista, terá de arcar com os juros acrescidos ao pagamento.

As datas de pagamento estão relacionadas com a terminação da placa do veículo que você possui. Quando for lançada a tabela, você poderá comparar o último dígito da placa do seu carro com os dígitos dispostos na tabela do calendário, a fim de saber até quando deverá fazer o pagamento.

Sobre o pagamento do IPVA

Você ainda precisa imprimir a guia de pagamento do IPVA, pois só assim você pode pagar e comprovar que o pagamento foi feito. Dessa forma, você não será multado. Você precisa imprimir a guia de pagamento do IPVA no site do Detran do Rio de Janeiro, e, caso tenha perdido a guia, pode solicitar a segunda via dela no site.

Para fazer o pagamento, o procedimento é o seguinte: dirigir-se a uma agência bancárias, podendo ser do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal ou Itaú, e pagar o IPVA.

Como realizar o pagamento?

Com tudo em mãos, você pode se dirigir até um guichê de autoatendimento ou então na boca de caixa. Você deve guardar em local seguro o comprovante de pagamento, para que nenhum eventual problema apareça.

Obrigado por ler o artigo e até mais!