Como emitir segunda via da CNH

A CNH, Carteira Nacional de Habilitação, é o documento mais importante quando se fala de conduzir veículos, pois a legislação obriga o condutor habilitado a andar com o documento. Caso contrário, a pessoa é multada. Mas já houve muitos casos de roubo e perda do documento, então um texto como este que surgiu para te ajudar a como emitir segunda via da CNH vem bem a calhar. Quer saber como? Acompanhe.

Como emitir segunda via da CNH

Como emitir segunda via da CNH

O procedimento para emitir a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação provavelmente será diferente de um estado para o outro. A primeira coisa que deve ser falada é que o seu endereço precisa estar atualizado no Detran do seu estado, pois é para essa instituição que o documento vai quando estiver pronto.

Se você verificou e atualizou o endereço para o atual, pode começar o procedimento para emitir a segunda via da CNH. Primeiramente, você precisa preencher um formulário onde solicita a segunda via do documento. Depois, você terá de pagar um boleto que recebe um nome diferente dependendo do estado.

Quando você preencher o formulário e pagar a taxa, você já pode encaminhar a sua solicitação. O tempo para receber o documento varia de acordo com o estado em que você solicita. Em alguns estados, a segunda via da CNH fica pronta em um dia útil, enquanto em outros estados fica pronta em 13 dias úteis.

Consulte no site do Detran do seu estado qual o tempo médio que sua solicitação deve levar. Infelizmente, não é possível ser mais preciso sem falar de cada estado por si só, e, como fica inviável o artigo ficar muito grande, o jeito mais prático é pesquisar. Você pode digitar no Google “2ª via CNH + Estado onde você mora”, e ver se os links que aparecem são úteis.

E qual é o valor para a solicitação?

Se você quer solicitar a segunda via da CNH, vai ter que gastar. A quantia vai depender do estado; enquanto em algumas localidades o serviço pode ser barato, em outras será mais caro. Por exemplo, em São Paulo a segunda via da CNH custa R$ 41,37. No Rio de Janeiro, o valor é mais do que o triplo, totalizando R$ 135,32.

É possível solicitar a isenção da segunda via da CNH?

Em alguns estados, é possível, mas apenas se o documento tiver sido roubado ou furtado. Exemplo de estados onde você pode conseguir a isenção da segunda via da CNH são o Distrito Federal e o Rio de Janeiro. Para isso, você terá que apresentar o B.O. (Boletim de Ocorrência) que você fez sobre o roubo ou furto da CNH. Além do B.O., você precisa apresentar o CPF.

É preciso apresentar que documentos para retirar a 2ª via da CNH?

Além do comprovante de pagamento do boleto, você precisa levar os seguintes documentos:

  • Original e cópia do documento de identidade;
  • Original e cópia do CPF;
  • Original e cópia do comprovante de residência;
  • Original e cópia do Boletim de Ocorrência, caso seja o caso.

Se você mora em São Paulo, tem uma vantagem

Municípios como São Paulo permitem que você faça a solicitação da segunda via da CNH totalmente on-line. Você precisa entrar no Portal do Detran SP, que se localiza no endereço https://www.detran.sp.gov.br/, ou então baixar o aplicativo do órgão. Dentro do Portal ou do aplicativo, você tem que pesquisar o serviço “2ª via da CNH”.

Para acessar, você precisa entrar com o seu cadastro. Se ainda não tiver, pode fazer o seu sem complicação. A partir daí, você faz sua solicitação e paga o boleto. Você ainda pode baixar o aplicativo no seu smartphone através da loja virtual do seu dispositivo.

Espero que tenha gostado do artigo. Obrigado por ler até o fim e boa sorte!