IPVA PE – Consulta, Tabela, Calendário

Ainda não estamos nem no meio do ano, mas muitos brasileiros já estão pensando em como planejar para pagar os impostos. Entre os impostos que são cobrados anualmente, está o temido IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Esse imposto é cobrado no Brasil todo, mas hoje você vai saber mais sobre como ele funciona no estado de Pernambuco. Acompanhe.

IPVA PE

Se você tem um veículo automotor — como carro, moto, ônibus, barco e outros —, precisa pagar o IPVA todos os anos, mais especificamente nos primeiros meses do ano. Por exemplo, o imposto de 2018 deverá ser pago no ano seguinte.

Como o estado utiliza o dinheiro do imposto?

Se você tem um veículo e paga imposto por ele de forma obrigatória deve pelo menos querer saber para onde vai todo esse dinheiro. Parte do valor é destinado para as cidades, para que os veículos possam ser registrados. A outra parte fica nos cofres estaduais, e seu uso não é revelado abertamente. Praticamente a única coisa que se sabe é que os estados querem arrecadar dinheiro, e por isso usam esse imposto. O valor a ser cobrado depende, e, nos casos onde os veículos são muito antigos, não é necessário pagar.

Consulta IPVA PE

Consultar o IPVA PE para pessoas que pagam esse imposto é importante porque a pesquisa revela o valor que deverá ser pago. Dependendo do tipo do veículo, a quantia será diferente, mas outras coisas também podem alterar o valor. Por isso, o ideal é consultar o IPVA PE no site do Detran de Pernambuco, através do link www.detran.pe.gov.br.

Tendo acessado o site mais ou menos em dezembro para consultar o valor, você precisa encontrar a barra superior da página, e, logo abaixo do nome “Detran PE”, você vai encontrar uma barra de pesquisa onde está escrito “Consultar placa”. Você deve inserir a placa do seu veículo e clicar em OK. Então, você só precisa esperar que a página carregue totalmente e já poderá ver as informações. Dentre elas estará o valor do IPVA PE.

Calendário IPVA PE

O calendário é um sistema disponível em forma de tabela, onde você pode saber em que dia você precisa pagar a taxa única ou os dias em que pagará de forma parcelada. A escolha é sua, mas os dias para pagamentos são predeterminados pelo número final da placa do seu carro, que você visualizará na tabela.

calendario ipva pe

Como realizar o pagamento

Tendo visto o dia de pagamento e aguardado até ele chegar, você deve escolher entre fazer um único pagamento, ou seja, pagando de uma vez só, ou parcelando no próprio banco. Com a guia de pagamentos nas mãos depois de tirá-la através do site do Detran PE, você pode realizar o pagamento nos principais bancos do país.

Quer realizar o pagamento totalmente on-line? Também é possível, e o procedimento não é difícil. Se você é um cliente do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Itaú, pode pagar a sua conta através do Banking on-line, um sistema que mostra todas as informações da sua conta e permite que você pague através da rede. Provavelmente, você já vai ter se cadastrado anteriormente para pagar as contas pela internet, então pode ver isso com a sua agência o quanto antes.

Tem alguma dúvida?

Você ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto? O órgão do Detran PE é o mais indicado para tirá-la. Você pode contatá-lo através dos seguintes meios:

  • Por telefone: (81) 3184-8000;
  • Pela internet: www.detran.pe.gov.br;
  • Pessoalmente: através do endereço Estrada do Barbalho, 889 – Iputinga – Recife – PE. O horário de atendimento é das 07h00 às 19h00.

Esperamos que este artigo tenha lhe fornecido as informações necessárias para que não tenha restado dúvidas. Mas, caso você tenha alguma, não se esqueça de consultar os meios citados acima o mais cedo possível, para que mais rápido você solucione as perguntas que não achou resposta. Afinal, deixar para solucionar essas perguntas de última hora não é uma boa ideia. Obrigado e até mais!