Como fazer vistoria de veículo no Detran

Como motorista, você adquire certos direitos que valem muito a pena. Mas esses direitos vêm acompanhados de deveres que todo motorista tem que fazer a partir do momento em que tira a CNH e começa a dirigir. Uma dessas obrigações é fazer a vistoria do veículo no Detran todos os anos. Neste artigo, você vai descobrir o que tem que ter em mente antes de fazer essa vistoria. Acompanhe.

Por que é necessário fazer a vistoria?

A vistoria anual precisa ser realizada todos os anos para que o motorista receba o CRVL — Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Trata-se de um documento que todo proprietário de veículo automotor precisa ter.

O que o Detran verifica no veículo?

O trabalho do Detran na vistoria é verificar se os sistemas de iluminação, elétrico, sinalização, rodas e equipamentos como limpador de para-brisa e cinto de segurança estão em bom funcionamento.

Quero me preparar para a vistoria no veículo

vistoria de veículo no Detran

Você quer já se preparar para a vistoria no seu veículo? Acompanhe as dicas que estão dispostas logo abaixo para que a vistoria seja realizada com sucesso e você passe nela.

Preste atenção nos documentos

É preciso fazer algumas verificações, e a primeira delas é prestar atenção nos documentos, para saber se está tudo certo. Por exemplo, você tem que confirmar que o IPVA do seu veículo está pago e se você tem alguma multa em aberto. Você precisa regularizar tudo isso antes de marcar a vistoria no Detran, pois caso contrário é impedido de fazer o procedimento.

A iluminação tem que estar em dia

A iluminação do seu carro precisa estar correta, e lembre-se que mesmo as falhas mais simples não são toleradas. Tendo isso em vista, é preciso pensar em como consertar mesmo os problemas que são difíceis de enxergar. Além de verificar se o farol está ligando ou não, o Detran ainda verificará a regulagem e a posição do farol e verificará também a cor e a comutação da luz.

Já verificou o sistema elétrico?

O sistema elétrico do carro é imenso, totalizando 1 km de fios. O sistema elétrico é dividido no arranque, circuitos de luz, carga da bateria, ignição e acessórios. O trabalho do Detran ao vistoriar todo o sistema elétrico é verificar o estado e a fixação da bateria e dos cabos.

E as rodas/pneus?

É importante dar atenção para as rodas e os pneus, pois o Detran vai analisar como estão conservadas as rodas, as calotas e os parafusos. Os profissionais que fazem a vistoria são muito minuciosos, e, quanto aos pneus, verificarão se estão carecas, têm bolhas ou profundidades, e vão verificar também se no mesmo eixo foram colocados pneus do mesmo tipo. Você também precisa ter atenção ao estepe e aos materiais de troca de pneu, que são o macaco, a chave de roda e o triângulo.

Como está o estado dos vidros?

Os vidros do carro também serão avaliados, então preste atenção às seguintes dicas. Verifique se a visibilidade e a conservação dos vidros estão boas, se há películas e se os mecanismos de acionamento das janelas estão funcionando — isso vale para o mecanismo elétrico e por manivela. Quanto à instalação de insulfilm, você deve prestar atenção na visibilidade que os vidros terão. Deve ser 75% para o para-brisa, 70% para o vidro lateral dianteiro, 50% para o vidro lateral traseiro e 28% para o vidro de trás.

E agora os cintos de segurança

O último item sobre o qual falaremos neste artigo é o cinto de segurança. Deve haver um para cada assento do veículo, e todos têm que funcionar bem. Quando for levar o carro para a vistoria, é importante não deixar os cintos de dois pontos debaixo do banco traseiro, pois esses itens também são avaliados.

Espero que tenha gostado do artigo. Obrigado e até mais!

No Responses - Add Comment