Licenciamento SP – Consulta, Tabela, Pagamento

“Ter um carro não é para qualquer um”, algumas pessoas costumam dizer. Mas o mais correto seria dizer que manter um veículo automotor não é para qualquer um. Além de o condutor ter de pagar o IPVA e o DPVAT, ainda é obrigado a pagar o licenciamento, pois só com essas três coisas em dia é possível fazer com que o veículo não possa ser apreendido. Além disso, o motorista que não paga o licenciamento sofre multa. Quer saber mais sobre a consulta, a tabela e o pagamento do licenciamento? Acompanhe o artigo.

Licenciamento SP

Licenciamento SP – Consulta, Tabela, Pagamento

Licenciamento SP

Quando você compra um carro ou outro veículo automotor, possivelmente faz isso para se sentir mais livre, já que conta com transporte para te levar a vários lugares. Entretanto, se você não tem os meios necessários para manter o veículo, toda a sensação de liberdade que você tem vai te aprisionar ainda mais, isso porque para o veículo é preciso que tudo esteja em dia, inclusive o pagamento do licenciamento. Se você não quer levar multa e ter o carro apreendido, precisa pagar esse documento.

O que é o licenciamento e para que serve?

O licenciamento é o conhecido CRLV, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, que se trata de um documento que fiscaliza e regulamenta os veículos terrestres. O pagamento é anual e obrigatório, e o valor dele pode alterar dependendo do estado do condutor.

Para você paulista que quer fazer o licenciamento, deve ter em mente que é preciso pagar o IPVA e o DPVAT no início do ano. Fazer o licenciamento é garantir que o seu veículo está regulamentado e fiscalizado, de modo que não oferece possibilidade de causar problemas a outros veículos ou ao trânsito. Dessa forma, pode-se dizer que o licenciamento é uma medida de segurança.

Como pode ser feito o licenciamento

Ele pode ser feito de forma presencial, isto é, indo a qualquer agência do Detran SP, mas pode ser feito também através dos Correios, onde você faz o pagamento em uma agência bancária e recebe o documento em casa.

Consulta Licenciamento SP

Para consultar o licenciamento SP, é preciso entrar no site do Detran desse estado ou no site da Fazenda, onde a pessoa deverá fazer o cadastro previamente, para só então poder consultar os documentos que deseja. Os próximos passos são digitar o número do Renavam e o número da Placa do carro, além de digitar no campo específico os caracteres da imagem. Depois disso, basta clicar em “Consultar”.

Tabela

Com o objetivo de os postos do Detran SP, as unidades do Poupa Tempo e as agências bancárias não ficarem aglomeradas, há mais de um dia de pagamento. Isso não significa que você pode pagar quando quiser, mas sim que tem que pagar em determinado dia, a fim de garantir uma espécie de ordem e não causar tumulto. O mês de renovação será determinado pelo número final da placa. Veja:

  • Final 1 — renovação em abril
  • Final 2 — renovação em maio
  • Final 3 — renovação em junho
  • Final 4 — renovação em julho
  • Final 5 e 6 — renovação em agosto
  • Final 7 — renovação em setembro
  • Final 8 — renovação em outubro
  • Final 9 — renovação em novembro
  • Final 0 — renovação em dezembro.

Pagamento do licenciamento SP

O pagamento deve ser feito em uma agência bancária, caixa eletrônico, casa lotérica ou pelo internet banking através de uma guia que deve ser emitida pelo Detran SP. Você emitirá o boleto depois de consultar o valor do licenciamento e fará o pagamento.

Preste atenção às datas, e, se possível, anote-as em lugares visíveis, principalmente se você for uma pessoa que facilmente se esquece das coisas. Uma outra dica é colocar lembretes no celular. Agradecemos que tenha lido o artigo e até mais!