IPVA PR – Calendário, Consulta, Tabela

O Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto estadual que tem o valor que varia de estado para estado, no estado do Paraná o valor do imposto é de 3,5% ( três e meio por cento), este percentual é para os carros de passeio, já os ônibus e caminhões deverão pagar o percentual de 1% (um por cento sobre o valor do veículo).

IPVA PR

Para saber quanto será cobrado do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores(IPVA) e ter uma estimativa o proprietário do veículo pode utilizar uma fórmula de cálculo simples multiplicando o valor do veículo pelo número do percentual 3,5 (três e meio) e dividir por 100 (cem), veja:

|Valor do Veículo|x 3,5/100= |Valor do IPVA|

O resultado do cálculo é uma estimativa do valor que será cobrado pelo Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores, existem também sites que oferecem gratuitamente uma estimativa através de Simulado IPVA, basta oferecer as informações solicitadas, modelo do carro e ano e o simulado faz o cálculo para você.

As Datas de Vencimento e Pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) variam de acordo com a escala de vencimento que obedece critério de Número da Placa e Meses do Ano como parâmetro da data do vencimento .

Consulta e Guia de Pagamento

A Consulta do Valor do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) pode ser feita através do endereço eletrônico www.detran.pr.gov.br ou site da Secretaria da Fazenda do estado do Paraná.

No site do DETRAN-PR é possível fazer a Consulta de Multa; Licenciamento e Pagamento do IPVA. O clique no Link Pagamento do IPVA direciona o usuário a Página da Secretaria da Fazenda  onde é possível consultar Calendário do IPVA e obter a Guia de Pagamento.

Veja, como é simples fazer a consulta do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA):

  1. Digite no navegador o endereço da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná: www.fazenda.pr.gov.br . No site do DETRAN-PR clique no Menu Pagamento do IPVA.
  2. No site da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná escolha qual a consulta relacionada ao Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores(IPVA) e clique no Link.
  3. Digite o Número do RENAVAM; Data de Pagamento; Imagem de Controle e Clique Consultar.
  4. Proto! Agora é só Imprimir  Guia e efetuar o pagamento em qualquer Agência Bancária.

Calendário de Vencimento IPVA

Para efetuar o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é necessário respeitar a ordem anual do calendário criada para todo o território nacional e determinada as datas pelo DETRAN-PR.

O calendário do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) também é chamado de Tabela de Escalonamento, estabelece que os dois últimos dígitos da placa do carro determinam a sequência do pagamento do imposto, que segue a cada mês do ano.

No estado do Paraná o Calendário de Vencimento do IPVA é divulgado todos os anos no mês de janeiro ou fevereiro e pode ser consultado no site da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná www.fazenda.gov.br, o calendário também poderá ser consultado atravé do DETRAN-PR (Acesse AQUI) , no Link Pagamento do IPVA.

Penalidades do IPVA DETRAN-PR

A falta de pagamento da Guia do IPVA poderá acarretar multas por atraso no pagamento, além do valor do imposto aumentar o débito impede que o Licenciamento e Vistoria seja realizado.

O veículo que for pego em blitz policial com a Guia do IPVA vencida pode ser guinchado e só volta a circular quando a situação for regularizada, a situação é agravada quando além do atraso no pagamento da Guia do IPVA o proprietário não realizar o Licenciamento e Vistoria.

O motorista que for pego sem a comprovação da Vistoria e Licenciamento tem acrescidos pontos na Carteira de Habilitação (CNH), recebe multa por infração grave e o veículo é apreendido.