IPVA ES – Calendário, Consulta, Tabela

O Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotor (IPVA) é um Imposto Estadual que tem valor que varia de estado para estado, no estado do Espirito Santo (ES) o valor do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA) é de 1% (um por cento) sobre o valor de mercado do veículo do Ônibus; Micro-Ônibus; Caminhões; Motocicletas e Ciclomotores.

Os Veículos Automotivos no estado do Espirito Santo (ES) temo valor de Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA) de 2% do valor do preço de mercado do veículo carros de passeios e veículos leves, o valor do preço do veículo é determinado pela Fundação de Pesquisa Econômica (FIPE).

A Função do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotor (IPVA) é irrestrita fiscal, ou seja, o valor arrecadado com imposto não tem um destino certo, vai todo para o Tesouro do Estado, e pode ser utilizado na manutenção de vias ou investido em obras de serviços, porém não existe a obrigatoriedade do investimento dos tributos arrecadados com o imposto serem utilizados na manutenção de infra estrutura viária.

No estado do Espírito Santo o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo pode ser feito pela internet através do DETRAN-ES ou em qualquer agência bancária com a impressão do boleto de pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotor(IPVA).

IPVA ES

Calendário de Pagamento

Para efetuar o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos (IPVA) será necessário respeitar a ordem anual do Calendário de Pagamento do IPVA e Licenciamento DETRAN-ES, a ordem de pagamento do IPVA foi criada para todo o território nacional e é determinada pelo DETRAN de cada estado podendo sofrer poucas variação nos meses de pagamento do imposto.

O pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo (IPVA) deve obedecer o escalonamento observado os dois últimos números da placa do carro e os meses do ano que pode obedecer o critério de início no mês de janeiro ou fevereiro e término nos meses de dezembro ou novembro, o Calendário de Pagamento será divulgado no site do DETRAN-ES (Acesse AQUI) no início do ano de 2019, após a divulgação não acontecerá mais alterações no Calendário de Pagamento.

Consulta e Emissão de Boleto DETRAN-ES

A consulta de Multas; Licenciamentos e IPVA poderá ser realizada através do site do DETRAN- ES, na página Multas do DETRAN-ES é possível fazer a consulta e regularização de Multas em Atraso para pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotor (IPVA).

Veja, passo a passo como acessar a página do DETRAN para fazer a impressão do Boleto de Pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotor (IPVA).

  1. O Primeiro passo para conseguir o Boleto de Pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA) é digitar no navegador o endereço eletrônico de acesso ao DETRAN www.detran.es.gov.br.
  2. Busque no Menu Veículos. Clique Sobre a Palavra Veículo do Menu.
  3. Na Página Veículos, escolha Boleto Unificado ou Boleto do IPVA.
  4. Na Página Boleto do IPVA digite a Placa do Carro; Número do RENAVAM e o Código Solicitado. Pressione o Botão Consultar.
  5. Pronto! Agora é só imprimir o Boleto de Pagamento e fazer o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA) em qualquer Agência Bancária.

Tabela de Escala de Vencimento

A Escala de Vencimento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA) varia de acordo com a Tabela de Escala de Vencimento que também é chamada de Calendário do IPVA, no DETRAN-ES o mês do vencimento do Imposto Sobre Veículos Automotor (IPVA) é o mesmo do pagamento da Taxa de Licenciamento do Veículo e DPVAT (Seguro do Carro).

A criação da Tabela de Vencimento é uma determinação federal, adotada em todos os estados para evitar filas no pagamento do Licenciamento do Carro e Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotor (IPVA).