Detran PR – Simulado, Consulta de Multas, Licenciamento

O Detran PR é o portal completo para quem tem um veículo no Paraná ou planeja tê-lo. Dentro desse portal, você encontra muitos meios de acessar informações, como o simulado, a consulta de multas e o licenciamento, além de outras coisas. E é sobre isso que você vai saber neste artigo, então leia com atenção a fim de aprender a fazer cada procedimento. Se você se esquecer, não se preocupe. Basta voltar ao artigo para lembrar do passo a passo. Acompanhe!

Detran PR

Simulado

Vamos começar falando do simulado? O simulado do Detran PR é uma prova gratuita que pode ser feita pela internet quantas vezes você quiser. Desse modo, você consegue treinar para a prova real, preparando-se para as perguntas que estão divididas nos conteúdos:

  • Cidadania;
  • Direção defensiva;
  • Legislação de trânsito;
  • Mecânica;
  • Meio ambiente;
  • Primeiros socorros.

Para realizar a prova, você precisa entrar no link www.simulado.detran.pr.gov.br/detran-prova/simular, ler todas as recomendações e escolher o tipo de simulado, que pode ser Renovação, ACC, Teórica ou Reciclagem. Ao lado dos tipos de prova, você encontra a duração do exame e a quantidade mínima de acertos para passar. Lembre-se que passar nesse simulado não garante que você passará na prova real, mas é a melhor forma de se preparar para o exame.

Consulta de multas

A consulta de multas também é muito simples e pode ser feita através do site do Detran. Por meio do site, você consegue saber sobre suas pendências, para que possam ser pagas e você e seu veículo fiquem regularizados. Primeiramente, você precisa clicar no link www.extratodebito.detran.pr.gov.br/detranextratos, que vai abrir a Consulta Consolidada do Veículo.

O próximo passo é informar o número do Renavam e os caracteres da imagem de controle, a fim de validar o seu pedido e mostrar que você não é um robô. O próximo passo é clicar em “Pesquisar”, e então serão mostrados todos os dados referentes às multas relacionadas a esse Renavam. Prático, não é? Você pode pagar suas multas no Banco do Brasil, caso seja cliente, e no Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander e até mesmo nas casas lotéricas.

Licenciamento

O licenciamento é uma taxa que os condutores precisam pagar todos os anos para que seja feita uma vistoria no veículo e ele fique regularizado, como se recebesse um atestado de que pode continuar circulando nas ruas sem problemas. Isso funciona apenas na teoria, pelo menos em muitos lugares, pois na maior parte dos municípios a vistoria realizada não é de muita qualidade, e o que acontece é que provavelmente ficam muitos veículos desregularizados circulando como se estivessem nas condições adequadas.

Mas, pelo fato de o licenciamento ser uma taxa obrigatória, é necessário que você pague. Todos os anos, você precisa verificar a tabela de pagamento, pois é feita uma espécie de rodízio para que todos os condutores possam pagar sem gerar problemas.

Para realizar o pagamento do licenciamento, você não vai precisar de muita ajuda. Apenas com este artigo é possível fazer os procedimentos. Você primeiramente precisa entrar no site www.extratodebito.detran.pr.gov.br/detranextratos, para então inserir o número do Renavam e as letras e números da imagem nos locais adequados. Depois disso, você apenas precisa clicar em “Pesquisar” e esperar carregar o resultado.

Lembre-se de pagar o licenciamento e as suas multas nos períodos corretos, para que não haja problemas. Se você precisa fazer a prova do Detran, lembre-se de estudar bastante pelo simulado cujo link disponibilizamos aí em cima. Se você estudar, é praticamente certeza que conseguirá uma ótima nota.

E aí, gostou do artigo? Espero que sim. No nosso site, temos muitos outros artigos que certamente serão do seu interesse, você sendo do Paraná ou não. Obrigado por ler o texto até aqui e até mais!