Como consultar pontos da CNH

Acumular os pontos na carteira pode ser perigoso, e, no estresse do dia a dia, torna-se fácil para várias pessoas deixar isso acontecer. Por isso, sempre é interessante consultar os pontos na sua CNH, e, se você não sabe ainda como fazer isso, veio ao artigo certo. Acompanhe!

Como consultar pontos da CNH

Pontos na CNH? O que são?

Os pontos na carteira são um tipo de penalidade atribuída aos infratores que cometem determinadas falhas que são computadas. As diferentes infrações dão diferentes quantidades de pontos, e abaixo você encontra uma melhor explicação sobre isso.

A infração leve garante três pontos na carteira; a infração média garante quatro pontos; a grave garante cinco pontos; e a gravíssima garante sete pontos na carteira. Como exemplo de infração leve, temos dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança. Como infração média, podemos citar usar o veículo para arremessar, sobre pedestres ou veículos, água ou detritos. Como infração grave, podemos citar dirigir em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50%. E, como exemplo de infração gravíssima, temos dirigir acima da velocidade permitida em mais de 50%.

Quando a função é atribuída ao proprietário, e não ao condutor

Há casos em que a infração não é atribuída ao condutor, mas sim ao proprietário do veículo. Isso acontece porque determinadas infrações podem ser detectadas por sistemas automáticos não metrológicos, ou seja, que não dependem da ação humana. Essas infrações detectam, por exemplo, o avanço no sinal vermelho, e esses mecanismos fotografam o veículo como prova. Como não dá para identificar o condutor do veículo, quem recebe os pontos é o proprietário.

Como recorrer de multas assim?

Ainda é possível recorrer desse tipo de infração pela Notificação de Autuação por Infração de Trânsito. O proprietário recebe o documento em sua casa e, na parte de Identificação do Condutor Infrator, ele pode dizer quem cometeu a infração, informando o RG, CPF e a CNH da pessoa. O documento precisa ser assinado pelo condutor e pelo proprietário.

Como consultar pontos da CNH

Se você quer consultar os pontos da sua CNH, tem alguma opções. Você pode ir até o DETRAN da sua cidade ou fazer a consulta no site do órgão. Para conseguir a informação indo até o DETRAN, você precisa levar a carteira de motorista em mãos e pedir a consulta. Se você perdeu sua CNH ou foi furtado, precisa levar o boletim de ocorrência ou a declaração da perda. Se o condutor não puder ir, um familiar pode se apresentar, levando, além da cópia da CNH do condutor, um comprovante original de parentesco.

Se essa opção é muito complicada para você, há uma mais simples. Para isso, basta entrar na página de internet do DETRAN do seu estado e fazer a pesquisa. É uma coisa muito simples de ser feita, então você provavelmente não terá dificuldade. Você vai precisar dos dados de praxe para esse tipo de consultas no DETRAN.

Se você ainda procura por outra forma de consultar os seus pontos da CNH, pode utilizar o aplicativo Autocheck, que é muito bom para esse tipo de coisa. Além de consultar os pontos, você pode consultar multas, placas, tabela FIPE, cotação de seguro para automóveis e pesquisa de centros automotivos especializados. Muito bom, não é? O problema é que esse programa não está disponível para todos os estados. Você pode acessá-lo apenas se residir em SP, RJ, PR, MG, BA e PE. Se mora em um desses estados, é uma ótima solução. Para usar o aplicativo, você vai precisar do número do chassi, número da placa ou do Renavam. Uma coisa muito interessante é que o aplicativo mostra o modelo, a cor e a marca do veículo, para que o condutor possa comparar e ver se as informações estão corretas.

Espero que tenha gostado do artigo. Obrigado por ler e até mais!