Detran RS – Simulado, Consulta de Multas, Licenciamento

Em toda a história do Detran, é agora que temos mais facilidades em resolver os problemas relacionados a ele. Com o Detran RS, foram eliminadas muitas das dificuldades que as pessoas que moravam no Rio Grande do Sul tinham para fazer procedimentos relacionados a veículos. Agora, é possível fazer vários procedimentos no conforto da própria casa ou do escritório. Neste artigo, você aprenderá a fazer a consulta de multas, o licenciamento e o simulado do Detran RS.

Detran RS

Simulado

Vá por mim, o simulado Detran RS é a melhor forma de você se preparar para o exame real do Detran, pois contém questões que realmente podem cair na prova. O melhor de tudo é que você pode fazer o simulado quantas vezes quiser. Fazer o simulado é ideal para dois tipos de pessoas: para aquelas que estão querendo tirar a primeira carteira de habilitação e para quem precisa renovar o documento.

Para entrar na página do simulado, não é muito difícil. Você precisa entrar no link www.detran.rs.gov.br/prova-simulada, onde aparecerá informações importantes sobre a prova, como por exemplo que ela tem uma duração de 1 hora, assim como a prova real. Você pode escolher uma entre duas provas e tem que acertar mais de 21 questões para ser aprovado na prova simulada. Ser aprovado nesse simulado não garante que a pessoa será aprovada na prova real, mas é a melhor forma de ela se preparar para ter bons resultados. Você precisa marcar a opção de que não é um robô e clicar em “Continuar”. Realize essa prova sempre que quiser, até estar confiante para a prova real.

Consulta de multas

É importante consultar as multas para você não ser impedido de usar o seu veículo e para que você aprenda com os erros e possa sempre se aperfeiçoar. Um dos procedimentos possíveis para quem acessa o Detran RS é a consulta de multas, então use e abuse desse mecanismo para saber se você foi multado e para pagar as multas, de fato.

Para fazer a consulta de multas, você precisa entrar no link www.detran.rs.gov.br/consulta-infracoes, esperar a página carregar totalmente e então, quando isso acontecer, inserir as informações que são pedidas, que são a placa do veículo e o Renavam. Além disso, você precisa marcar que não é um robô para avançar clicando em “Consultar”. A partir daí, você já consegue ver o resultado das multas que recebeu e do valor delas.

Licenciamento

Se você não veio aqui pelo licenciamento, ainda assim seria interessante ler isso. O licenciamento é uma taxa a ser paga todos os anos pelos condutores, para que seus veículos sejam submetidos a uma vistoria a fim de identificar irregularidades.

Com o Certificado adquirido a partir da vistoria, é possível continuar dirigindo sobre as ruas sem problemas. Pelo fato de ser uma vistoria obrigatória, é necessário pagar, e o dia do pagamento vai depender da numeração final da sua placa, pois é feita uma espécie de rodízio para que todos consigam pagar sem problemas.

Para consultar o licenciamento do seu veículo e fazer o pagamento, você inicialmente precisa entrar no link www.detran.rs.gov.br/guia-veiculos e inserir as informações que são requisitadas. Você precisa marcar “308 CRLV”, e então inserir o número da placa e do Renavam nos espaços apropriados. Depois, você precisa marcar a opção “Não sou um robô”, para então clicar em “Consultar” e receber os resultados.

Lembre-se de pagar o licenciamento e suas possíveis multas nos dias corretos, pois é dessa forma que você consegue entrar em regularidade. Se você gostou deste artigo, provavelmente gostará de muitos outros nossos, pois eles tratam de assuntos sobre a CNH. Espero que tenha gostado do texto. Obrigado por ler e até mais!