Detran PE – Simulado, Consulta de Multas, Licenciamento

Detran PE – Simulado, Consulta de Multas, Licenciamento são serviços disponíveis pelo Detran PE para motoristas e proprietários de veículos. A seguir, confira como ter acesso aos serviços, de forma rápida e simples.

Detran PE

Detran PE – Simulado, Consulta de Multas, Licenciamento. (Imagem: Divulgação)

Detran PE

Para ter acesso aos serviços do Detran PE – Simulado, Consulta de Multas, Licenciamento, basta acessar o site oficial do órgão. O Simulado do Detran PE, por exemplo, está disponível em http://www.detran.pe.gov.br/.

Para ter acesso á prova, basta escolher a opção “Habilitação” e, clicar no ícone “Downloads”. Depois, basta selecionar “Prova Eletrônica”. Em seguida, será aberto um programa para executar em seu computador.

As opções da prova eletrônica são para os candidatos que estão em processo da Primeira Habilitação ou Reciclagem e Atualização de CNH. Escolha uma das duas opções e aperte enter, em seu computador ou clique no botão INICIAR, do programa.

O próprio programa irá indicar as instruções para a realização da prova, tais como:

  • Para responder, digite a letra, entre as quatro alternativas, e tecle enter;
  • Para selecionar uma questão, digite o número dela e tecle enter;
  • Para entregar a prova digite “00” e tece enter;

São trinta perguntas e o tempo de simulado é de 30 minutos. Entre as perguntas: “Vias urbanas são as situadas?”, “Quando o acidente é considerável evitável?”, “Para viver bem em sociedade é necessário?”, “É dever do condutor/pedestre?”…

Entre os conteúdos da prova:

  • Legislação:
  • Mecânica;
  • Meio ambiente;
  • Placas de trânsito.

Consulta de Multas – Detran PE

Consulta de Multas – Detran PE

Pelo site oficial do Detran PE é possível consultar multas, realizar o licenciamento e ter acesso a simulados. (Imagem: Divulgação)

Entre os serviços do Detran PE – Simulado, Consulta de Multas, Licenciamento, os mais procurados são consulta de multa.

Para isso, na página principal do Detran PE, em http://www.detran.pe.gov.br/, o motorista pode optar por fazer a consulta pela placa do carro. Basta preencher o campo que está disponível no início da página.

Outra maneira de consultar as infrações é clicar em “Fiscalização”, “Agendamentos e Serviços Online de Fiscalização” e depois “Fiscalização e Infrações”.

O condutor do veículos ainda tem acesso a “Defesa de autuação/ Recurso de infração” e “Atendimento para defesa de autuação/ Penalidade de infração”.

Identificação de condutor infrator

Também há simulados para quem busca praticar e estudar bastante antes de realizar a prova teórica do Dtran PE. (Imagem: Divulgação)

O atendimento que permite identificar o condutor que, dirigindo veículo de propriedade de terceiros, tenha cometido alguma infração, providenciando-se a transferência de pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do proprietário para a do condutor infrator.

A consulta de multas Detran PE também pode ser feita por meio do ícone “Serviços”, “Consultar Pontuação”. Preencha os campos:

  • CPF;
  • CNH nova (com foto)
  • CNH antiga (sem foto)

Licenciamento – Detran PE

Licenciamento – Detran PE

É muito fácil ter acesso a diversas informações no site do Detran PE. (Imagem: Divulgação)

Detran PE – Simulado, Consulta de Multas, Licenciamento, para o serviço Licenciamento, também está no site do departamento de trânsito. A consulta está disponível em “Veículos”, “Licenciamento/DPVAT”, “Licenciamento Veicular”.

Para realizar o licenciamento do seu veículo Detran PE, é preciso estar em dia com as seguintes taxas:

  • Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
  • Taxas (bombeiros, licenciamento)
  • Multas de trânsito vencidas
  • Seguro obrigatório (DPVAT).

O pagamento pode ser feito apenas no site www.detran.pe.gov.br , por meio da “Consulta de placa”. Mas não é possível pagá-lo por parcelamento (somente à vista).

Fique atento! O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco entrega os licenciamento, em janeiro, por meio de boletos na residência dos proprietários de veículos usados.

Faça o pagamento da primeira parcela ou cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Mantenha as suas taxas em dia para que não fiquem débitos acumulados, em atraso.

Calendário fica disponível no site do Detran PE, em http://www.detran.pe.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5257

Acesse o site do órgão e siga as instruções para Detran PE e confira o simulado, faça consulta de multas e até mesmo o licenciamento.