escolha do pneu

Quanto tempo se leva para trocar um pneu?

roda com pneu

Você sabe quando é a hora certa de trocar o pneu?

Essa é uma dúvida bem comum entre as pessoas, principalmente entre quem não entende muito sobre.

No entanto, saber quando é o momento certo para trocar os pneus de seu carro é essencial.

Afinal, ficar rodando com um pneu desgastado não só causa uma série de problemas, como também coloca a sua segurança e de outras pessoas em risco.

Portanto, continue lendo esse conteúdo para saber identificar se os pneus do seu carro precisam de uma troca! 

Quanto tempo se leva para trocar um pneu?

carro com pneu

O pneu possui uma vida útil, é a única parte de um veículo que entra em contato direto com o chão. Desse modo, é normal que se desgastem com o tempo e precisem de manutenção.

Isso porque, um pneu desgastado perde a aderência ao solo e, como consequência, reduz a capacidade de frear, deslocar em curvas e fazer manobras emergenciais.

Ou seja, o veículo desliza com mais facilidade e pode acabar causando um acidente.

Porém, não há como saber, exatamente, quanto tempo dura a vida útil de um pneu.

Pois, tanto a vida útil quanto a quilometragem de um pneu vai depender de uma série de fatores, desde o clima, até as condições das estradas que trafega, hábitos do motorista e cuidados com a manutenção do pneu. 

Por exemplo, um carro que anda apenas dentro da cidade e com ruas asfaltadas, poderá ter uma vida útil maior.

Ou seja, a durabilidade do pneu varia de cada caso. Podendo rodar 10.000 km ou até 90.000 km.

Porém, o ideal é que a partir de cinco anos de uso, os pneus passem por uma inspeção profissional, para saber se ainda estão em bom estado ou se já está na hora de trocar.

Além disso, caso não haja uma reposição dos pneus dentro de 10 anos, os profissionais recomendam fazer uma troca por pneus novos, mesmo que eles pareçam estar em boas condições ainda. 

Como saber se está na hora de trocar o pneu do carro? 

Mas, afinal, como saber se está na hora de trocar o pneu? 

Muita gente acha que essa é uma tarefa complicada, porém, basta observar mais atentamente os sinais que o pneu dá quando precisa ser trocado. 

Assim sendo, é importante observar o principal indicador de desgaste, o TWI (Tread Wear Indicator). 

Basicamente, são ressaltos da borracha que ficam entre os sulcos da banda de rodagem, eles possuem uma profundidade de 1,6 mm e indicam quando o pneu já chegou ao limite de desgaste. 

Ou seja, quando o pneu atinge essa profundidade ou inferior, então significa que já esta na hora de trocar, pois ele já está “careca” e não possui mais a mesma aderência ao solo, sendo considerado inadequado para uso e podendo até mesmo receber uma multa por isso. 

De acordo com a regulamentação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), um pneu não pode transitar com sua banda de rodagem com profundidade de 1,6 mm ou inferior. 

Assim sendo, se o motorista continuar circulando com o pneu mesmo assim, ele estará cometendo uma infração grave, sujeito a receber 5 pontos em sua CNH e pagar cerca de R$ 200,00 de multa, caso for pego. 

Porém, essa infração se aplica apenas para um pneu. Caso os 4 pneus estejam na mesma condição, então a punição é maior ainda. 

Contudo, há outros sinais que você também pode observar que indica quando o pneu já está na hora de trocar. 

Como por exemplo, ruídos, vibrações ou batidas fora do comum, e até mesmo o volante puxando sozinho apenas para um lado, indica que o conjunto de pneus está precisando substituir. 

Portanto, preste atenção quanto aos sinais e indicadores, para saber quando é o momento certo de trocar os pneus de seu veículo. 

Onde comprar pneu do meu carro? 

E qual o melhor lugar para comprar pneu? 

A Full – Pneus e Serviços Automotivos é, sem dúvida, o maior centro automotivo da América Latina. 

A empresa surgiu na década de 80 e desde então vêm crescendo cada vez mais e se empenhando para oferecer serviços e produtos de qualidade para os clientes, zelando por sua total satisfação e segurança. 

A loja é moderna e confortável, com atendimento especial e altamente profissional, para que todos possam se sentir bem-vindos e tenham as suas necessidades atendidas adequadamente! 

Então, faça uma visita à loja ou acesse o site para conhecer um pouco mais sobre essa empresa e os seus serviços! 

Conclusão

escolha do pneu

Assim sendo, podemos concluir que, para saber qual o momento certo de trocar um pneu, basta atentar-se quanto os sinais que o mesmo fornece. 

É importante ficar atento para não colocar a sua segurança e a de outras pessoas em risco. Por isso, caso suspeite que o seu pneu já está desgastado, então o ideal é trocá-lo o mais rápido possível. 

Por fim, o que achou desse conteúdo? Foi útil para você? Ainda possui alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *