Para que os veículos fiquem mais protegidos, o Contran — Conselho Nacional de Trânsito — obriga desde 2006 que seja feito o decalque dos caracteres dos motores e dos chassis de veículos como motocicletas, caminhonetes, caminhões, ônibus, veículos de aprendizagem e outros — a lista completa você encontra no final deste artigo. O decalque precisa ser feito independentemente do ano em que o veículo foi fabricado.
É realmente uma medida de proteção?
Sim, pois o decalque do motor e do chassi fazem com que seja possível descobrir se o veículo é adulterado, por exemplo. Esses veículos de motores desmanchados frequentemente são vendidos no mercado ilegal.
Para que serve o decalque do chassi?
O decalque do chassi serve para manter o formato e a configuração originais da numeração dele. Dessa forma, você não terá nenhum problema se precisar fazer uma consulta por suspeita de adulteração do veículo, afinal, o formato e a configuração originais estão preservados.
Como fazer o decalque do chassi e do motor
Não se preocupe, pois fazer o decalque do chassi e do motor de um veículo não é nem um pouco difícil. Você apenas vai precisar de um lápis e um pedaço de papel. No motor do veículo, você deve encontrar a localização da numeração e colocar o pedaço de papel por cima, para então passar o lápis na folha, pressionando levemente. Aos poucos você conseguirá ver a numeração.
E se eu não conseguir fazer o decalque?
Se você não conseguir realizar o decalque ou não conseguir localizar a numeração, pode ir até uma agência do Detran do seu estado ou a um setor responsável e solicitar o emplacamento veicular, para que seja feita uma vistoria em seu veículo. Se não fizerem, você ainda pode ir até o setor administrativo do mesmo órgão e solicitar o decalque, que será feito em uma espécie de etiqueta adesiva padrão.
E se os caracteres não estiverem visíveis
Ainda assim há a possibilidade de os caracteres do seu veículo não estarem visíveis, e, nesse caso, você deve solicitar uma declaração que conste a numeração do motor no órgão de trânsito de registro autorizado.
Coleta da numeração com uma fotografia
É possível ainda coletar a numeração do motor e do chassi através de uma fotografia, caso você não consiga fazer o decalque. Você terá que anexar a fotografia à declaração que o estabelecimento vai fornecer a você, como já foi explicado mais acima. E através de uma autorização de uma autoridade de trânsito, você pode ainda solicitar que coloquem os caracteres em local mais visível para facilitar a coleta do decalque.
Meu carro não tem essa numeração. E agora?
Se o seu carro não tem a numeração da qual estamos falando, a alternativa é fazer a regularização por um reconhecimento com firma reconhecida, nota fiscal de compra, vistoria, documentação e a autorização da unidade de trânsito. Você deve levar tudo isso para uma unidade do Detran, para que possa iniciar o procedimento para gravar a numeração no motor.
E o número do chassi? Não o encontrei no veículo
Acalme-se, pois o número pode ser encontrado de diversas formas. No manual do veículo, você encontra todas elas, e a seguir está uma lista com os principais lugares onde os caracteres do chassi podem ser encontrados: você pode encontrar abaixo do motor, mas também pode encontrar no painel corta fogo, abaixo do banco direito e do banco traseiro e no lado inferior do porta-malas, podendo ser do lado direito ou do lado esquerdo.
Esse monte de lugares existe para que você tenha mais facilidade em encontrar a numeração do chassi.
Quais são os veículos nos quais precisa ser feito o decalque no motor e no chassi?
- Semirreboques;
- Reboques;
- Motonetas;
- Motocicletas;
- Quadriciclos;
- Ciclomotores;
- Triciclos;
- Micro-ônibus;
- Ônibus;
- Caminhoneta;
- Caminhonete;
- Caminhão-trator;
- Caminhão;
- Esteira;
- Misto;
- Trator de rodas;
- Veículos de aprendizagem;
- Veículos de aluguel;
- Outros veículos de uso misto.
Espero que este artigo tenha lhe ajudado. Obrigado por ler e até mais!