Como Preencher Recibo de compra e venda de veículo ou moto?

Na hora de comprar ou vender seu carro você deverá fazer alguns processos básicos e obrigatórios para que a transação ocorra normalmente. Um dos passos a serem feitos (e o mais importantes deles) é o preenchimento do recibo de compra e venda do veículo, que é o documento que passará a posse do seu veículo para o novo proprietário e vice versa.

Como preencher recibo de compra e venda

Se você planeja comprar ou vender um carro ou uma moto, precisa que o Detran seja notificado. Isso é essencial para fazer o procedimento totalmente certo. O vendedor precisa notificar o Detran sobre a venda do veículo, enquanto o comprador tem o papel de fazer a transferência da documentação. Você deve estar se perguntando o que acontece caso a transferência não seja feita, e a verdade é que o “antigo” dono do veículo continua com as responsabilidades dele, o que inclui as multas.

O que é o documento?

O Recibo de compra e venda é um documento que serve para comprovar a venda de um veículo ou uma moto. É o documento mais importante desse processo de venda, e por isso deve ser preenchido com muita cautela, já que pode ser invalidado por qualquer rasura que possuir. Nesse caso, a pessoa teria de pedir uma segunda via desse documento.

Recibo de compra e venda

 

Dois documentos se fazem importantes nesse processo de venda e compra de carros e motos. É necessário que sejam entregues ao novo dono o CRV, Certificado de Registro do Veículo, e o DUT, Documento Único de Transferência, que deverão também estar preenchidos com a assinatura reconhecida no cartório das duas partes. Isso se faz necessário porque todas as responsabilidades relacionadas ao veículo serão transferidas.

Como fazer o preenchimento?

Ainda que o documento seja muito simples, é necessário preencher de forma correta, atentando-se para algumas coisas:

  • Informar o valor pago pelo carro ou moto;
  • Preencher o dia específico no qual a compra foi feita;
  • Deve-se informar o nome do vendedor, o local da compra e os números do RG e CPF do responsável;
  • Deve-se também assinar o documento e reconhecer a assinatura em cartório;
  • A última coisa a fazer é dar entrada em algum posto do Detran, numa restrição administrativa, sob penalidade de multa grave e perda de até cinco pontos.

Depois que tudo isso estiver feito, o vendedor precisa encaminhar uma declaração ao Detran, onde comunica a venda e a transferência do seu veículo. É só a partir desse momento que o vendedor está livre das suas responsabilidades sobre o carro ou moto.

Quanto custa para fazer todo esse processo?

O processo é feito sem custos, portanto, não precisa se preocupar quanto a isso.

Como pedir segunda via do CRV

Caso seja necessário emitir uma segunda via do recibo de compra e venda do veículo, é necessário comparecer a unidade do Detran do seu estado munindo dos seguintes documentos, original e cópia autenticada:

  • CNH
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Decalque do Chassi e Motor
  • Declaração de extravio do documento

Em caso de roubo ou furto do veículo, o boletim de ocorrência será solicitado. Quando for veículo em nome de empresa, você deverá levar a cópia do CNPJ.

No Responses - Add Comment