CNH Social AM – Inscrição, Resultado, Carteira de Habilitação Gratuita

O Estado do Amazonas é um dos mais recentes adeptos do programa CNH Social AM, que beneficia pessoas de baixa renda que queiram tirar a habilitação pela primeira vez. No final de setembro de 2017 foi firmado um convênio entre o DETRAN/AM e o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Amazonas (SINDCFC-AM) para viabilizar o projeto.

CNH Social AM

Conheça mais sobre o programa e faça sua inscrição no CNH Social AM

CNH Social AM

O primeiro processo de seleção teve início em outubro de 2017, quando foram abertas as inscrições. Entre os dias 9 e 16 de outubro de 2017 foram recebidas ao todo 270 mil inscrições, feitas através do site do DETRAN/AM ou do aplicativo Amazonas na Palma da Mão, disponível para celulares Android e iOS.

Requisitos do Programa

Os candidatos aprovados deverão atender aos seguintes requisitos: ter 18 anos ou mais, residir no Estado do Amazonas há pelo menos dois anos, possuir renda familiar de até 3 salários mínimos ou estar desempregado há pelo menos um ano, ou, ainda, ser beneficiário de programas de assistência social governamentais. O candidato não deverá ter processo de CNH iniciado no DETRAN e nem qualquer impedimento legal, como CNH cassada ou suspensa, ou processos penais previstos no Código de Trânsito Brasileiro e demais legislações penais.

A primeira lista de selecionados deveria ter sido publicada em janeiro, mas, infelizmente, após dois adiamentos, o processo seletivo foi suspenso até às realizações das eleições em outubro, em face à vedação de concessão de benefícios por agentes públicos em período eleitoral, estabelecida pela Lei das Eleições.

Segundo a Direção do DETRAN, o órgão realizou o cadastro de todas as empresas parceiras do projeto, desde as autoescolas até às clínicas de avaliação e por isso não houve tempo hábil para divulgar a lista de selecionados.

Assim que for retomado, a expectativa é de que o projeto beneficie 10 mil pessoas na capital e no interior do estado. Segundo a direção do órgão, as vagas para o interior serão distribuídas proporcionalmente, tomando como critérios a densidade populacional, o número de veículos cadastrados e o número de condutores habilitados em cada cidade.

Inscrição CNH Social AM

Ainda que você tenha perdido essa oportunidade, o DETRAN/AM já ofereceu em 2016 um programa de gratuidade para deficientes físicos. É possível que sejam abertos novos processos seletivos de CNH Social em 2019, beneficiando mais pessoas. Procure manter-se informado no site do DETRAN AM (www.detran.am.gov.br) e nos sites de notícias. Em caso de dúvidas, o DETRAN dispõe de uma Ouvidoria. Você pode entrar em contato através do número (92) 3642-4034 ou do e-mail [email protected] Para entrar em contato com a Ouvidoria, é obrigatório informar nome completo e o CPF.