Carteira Digital de Trânsito CNHe | O que é , onde fazer?

A Carteira de Habilitação CNHe já está sendo implantada em todo o território brasileiro, com o objetivo de modernizar o serviço oferecido para motoristas e condutores de veículos que utilizam as agências do DETRAN em diversas localidades do país.

As Carteiras de Habilitação Impressas que possuírem o QR Code já podem ser atualizadas para a Versão Digital através do Cadastro no Portal de Serviços DETRAN, após o cadastro também é necessário a confirmação ou verificação que deve ser feita por meio do e-mail cadastrado.

Os Condutores de Veículos que estão em fase de tirar a Primeira Carteira de Habillitação CNH deverão solicitar a CNHe no DETRAN, caso o DETRAN da sua cidade não ofereça a possibilidade de CNHe é possível solicitar após a emissão do modelo impresso um formato digital através do site do DETRAN Nacional.

Carteira Digital de Trânsito CNHe

Quanto Custa a CNHe?

A CNHe para os condutores que possuem Carteira de Habilitação sem multas e prazos de licenciamento IPVA vencidos será gratuita, basta se cadastrar no site do DETRAN; Já para condutores que vão renovar a CNH ou tirar outra é possível solicitar a CNHe ou Carteira de Habilitação com código code.

O valor das taxas para serviços DETRAN continuam os mesmos, bem como valores para emissão da Carteira de Habilitação que tem taxa variada de aproximadamente R$200,00 mais despesas com Exame Médico, Auto Escola e outros, calcula-se gastos de aproximadamente R$1.500,00 para Primeira Habilitação.

A novidade será no formato da Carteira de Habilitação Digital que não precisará ser impressa e pode ser carregada através do aparelho celular.

Passo a Passo CNH Digital

A CNH Digital somente será liberada para as Carteiras de Habilitação que possuírem o QR Code e fizerem a solicitação do novo Formato Carteira de Habilitação Digital CNHe no site do DETRAN, por isso o primeiro passo para conseguir a CNHe é fazer a solicitação da Carteira de Habilitação Digital no endereço eletrônico do DETRAN.

  1. Digite no navegador do seu computador o endereço do DETRAN www.portaldeserviços.detran.serpro.gov.br, na barra de lateral do Menu clique no botão Cadastro.
  2. Preencha todas as informações solicitadas no Cadastro, após o preenchimento de todas as informações ao finalizar o cadastro você será informado de que um e-mail de confirmação foi enviado para sua caixa de entrada.
  3. Ative o link enviado para o e-mail cadastrado na solicitação do DETRAN, basta clicar sobre o link e confirmar as informações.

Passo a Passo Baixar Aplicativo CNHe

Após a solicitação da CNHe no site do DETRAN será necessário baixar o aplicativo para a utilização no celular da CNHe, busque na loja Goolge Play ou App Store Apple o Aplicativo CNHe ou Carteira de Habilitação Digital.

  1. Vá até a Loja de Aplicativos do seu Celular busque pelo CNHe ou Carteira de Habilitação Digital, Clique no Botão Instalar da Loja de Aplicativos e aguarde a instalação.
  2. Se você já possui cadastro na CNHe você receberá um código para autorização do aplicativo, é necessário também informar o Número do RENAVAN .
  3. Crie uma Senha de 4 dígitos para acessar documentos da CNHe no Celular.
  4. Pronto! Após a criação da senha é possível visualizar um formato da Carteira de Habilitação Impressa você poderá baixar através do formato PDF a Carteira de Habilitação Com Foto para utilização do documento através do aparelho celular.

Observação: O Certificado de Licenciamento do Veículo também poderá ser baixado através do Aplicativo CNHe e senha cadastrada, após o recebimento do licenciamento no aplicativo CNHe o documento também poderá ser utilizado no Formato PDF, é só baixar o formato através do celular, este documento deverá ser mantido nos arquivos do aparelhos para utilização em caso de blitz policial deverão ser apresentados para autoridade policial.