Inspeção Veicular, o que é, como fazer?

A Inspeção Veicular é realizada todos os anos com o objetivo de verificar itens de segurança dos veículos que transitam por vias brasileiras, para realizar a inspeção veicular os proprietários de veículos devem primeiro fazer o Pagamento do Boleto com Taxa de Licenciamento.

O Último Número da Placa do Veículo deve ser observado para saber o mês do Licenciamento do Carro, como no Brasil o mesmo critério é utilizado para o pagamento do IPVA, a data de vencimento do Licenciamento do Veículo deve coincidir com o pagamento do IPVA .

Tabela de Licenciamento do Veiculo

Como fazer o Licenciamento?

O Licenciamento pode ser feito através do DETRAN, após o pagamento da Taxa e também do Seguro DPVAT é necessário comparecer a vistoria para retirar a Segunda Via do Licenciamento do Veiculo.

A Vistoria deve ser feita no prazo determinado na Tabela de Licenciamento do DETRAN de cada cidade, bem como o prazo de pagamento para o boleto deverá ser o mesmo.

Caso o proprietário do veículo não receber a guia de pagamento junto com IPVA do carro, a guia pode ser solicitada através dos serviços do DETRAN e paga em qualquer agência bancária.

A vistoria do veiculo poderá ser feita no mesmo dia com apresentação da Guia Autenticada é possível fazer o licenciamento do veículo junto ao DETRAN de sua cidade.

Após o licenciamento o motorista deve receber a 2°via do Licenciamento e manter o documento no interior do veículo como comprovação da regularidade dos itens, no caso da CRLVe o documento é enviado para CNHe que deve ser atualizada.

Licenciamento do veiculo

O Licenciamento do veiculo é um item importante e que deve estar em posse do condutor a segunda via em caso de Blitz.

O Licenciamento é importante?

O Licenciamento do veículo é sem dúvida a taxa mais importante paga pelos proprietários, é através do pagamento da Taxa de Licenciamento que é feita a vistoria do veiculo, além disso após a vistoria do veiculo deve ser emitida a 2°via de licenciamento para garantia do condutor do veiculo.

A segunda via do licenciamento deve ser apresentada em caso de Blitz Policial e apreensão do veiculo, o código de trânsito brasileiro também prevê pena de multa para o veiculo que não apresentar a 2°via de licenciamento durante a blitz Policial, a multa e as penalizações podem ser agravadas caso o veiculo possua irregularidades nos itens de segurança, emplacamento e chassi.

Licenciamento Digital CRLVe

O documento de licenciamento do veiculo ganhou no mês de agosto de 2018 uma versão digital, que pode ser baixada no celular através da Carteira de Habilitação Digital CNHe.

Para ter no seu celular o CRLVe é necessário fazer uma solicitação da Carteira de Habilitação Digital através do site do DETRAN. As Carteiras de Habilitação que não possuírem QR code não poderão passar para verão digital CNHe.

Como Funciona a Versão Digital do Licenciamento?

Se você já tem a CNHe no celular é preciso fazer uma atualização do aplicativo, depois de atualizado o aplicativo o usuário deve lembrar a senha de cadastro para solicitar o Licenciamento.

Após a vistoria do veiculo o usuário da CNHe fará a solicitação da segunda via de confirmação de vistoria através da senha cadastrada para utilização da CNHe.

O documento CRVLe é igual a segunda via do licenciamento impressa, deve ser baixada no formato PDF assim como é utilizada a CNHe, o documento ficará entre os arquivos do dispositivo e poderá ser apresentado durante Blitz Policial.

Documento CRLVe em formato PDF

O documento CNHe no formato PDF também pode ser transferido para outra pessoa, caso o carro seja emprestado é obrigatório que o motorista do veículo carregue a comprovação do licenciamento junto com o Documento do Carro,.

O compartilhamento da CRLVe permite que o veículo seja emprestado para outro motorista, que terá a segurança da comprovação da vistoria sempre em mãos caso seja pego em Blitz Policial.