IPVA TO – Calendário, Consulta, Tabela

O valor do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores(IPVA) estabelece um critérios do percentual de 3% (três por cento) sobre o valor do veículo, este valor é determinado pela tabela FIPE produzida pela Fundação de Pesquisa Econômica (FIPE) em todos os estados brasileiros.

IPVA TO

As penalidades relacionadas ao não pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) estão relacionadas a Guia de Pagamento, multa por atraso e restrição no nome do proprietário do veículo, e ao carro que pode ser apreendido em caso de blitz policial.

A situação é agravada quando além do atraso no Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) o veículo também não estiver em dia com o Licenciamento e Vistoria, que não podem ser realizados com o imposto do carro pendente de pagamento ou parcelamento, a falta do Licenciamento e Vistoria é considerada uma infração grave, além da apreensão do veículo o motorista que estiver conduzindo tem acréscimo de pontos na Carteira de Habilitação (CNH).

Como calcular o valor do IPVA TO

É possível ter uma estimativa do valor do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) fazendo um cálculo simples de porcentagem :

|Valor do Veículo|x 3/100= |Valor do IPVA|

O resultado do cálculo é uma estimativa do valor do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), existem também sites na internet com simulados do valor do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para fazer o simulado o usuário não paga nada basta oferecer as informações necessárias marca do veículo e ano, é possível ter a estimativa do valor do imposto na mesma hora em que se faz o simulado.

Consulta Secretaria da Fazenda (SEFAZ)

A consulta do valor do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores(IPVA) pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto de caráter irrestrito fiscal, toda a arrecadação do imposto é somada a outros impostos do Tesouro do Estado para serem investidos em saneamento, saúde e educação.

O Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi criado no estado de São Paulo e Rio de Janeiro para substituir antigas taxas de trânsito, por isso não existe um destino certo para a arrecadação que vai toda para a Tesouro do Estado e pode tanto ser utilizada na manutenção de vias e serviços de trânsito quanto pode ser utilizada também no atendimento a saúde, educação e saneamento básico.

No estado do Tocantins o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores deve ser feito através de Guia de Pagamento que pode ser impressa no site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), no mesmo site também é possível Consultar a Tabela de Vencimento do IPVA e outros serviços relacionados ao imposto.

Veja, como é simples imprimir a Guia de Pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA):

  1. Digite no navegador do computador o endereço da Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins (SEFAZ- TO): www.sefaz2.to.gov.br .
  2. Clique no botão IPVA.
  3. Digite o Número do RENAVAM e Placa do Veículo.
  4. Clique no botão Enviar.
  5. Pronto! Agora é só escolher o serviço Consulta ou Guia de Pagamento.

Calendário de Vencimento e Escalonamento IPVA

O pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores deve ser feito respeitado o escalonamento e critérios dos dois últimos algarismos da placa do carro, seguindo a sequência de meses do ano, o início do pagamento do imposto pode ser no mês de janeiro ou fevereiro, já o término pode ser no mês de novembro ou dezembro.

No estado do Tocantins é possível fazer a consulta do Calendário IPVA no site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), além da consulta e impressão da Guia de Pagamento o SEFAZ determina as datas de vencimento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).