IPVA MG – Calendário, Consulta, Tabela

O Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto estadual que tem valor que varia de acordo com o modelo e marca do veículo, a taxa de cobrança do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é de 3% (três por cento ) para todo o território nacional.

IPVA MG

Como ser valor do IPVA MG?

Para saber quanto será cobrado pelo Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) o proprietário pode utilizar um cálculo simples do percentual e valor do veículo, multiplicando o valor do veículo pelo número do percentual e dividir poe cem.

|Valor do Veículo| x 3 / 100

O resultado do calculo é uma estimativa do valor do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), existem também sites na internet que oferecem gratuitamente um simulado do calculo do imposto, para fazer o simulado o proprietário do veículo deve fornecer informações como marca do carro, tipo de carro e ano em que foi fabricado.

As datas de vencimento e pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) variam de acordo com a escala de vencimento que obedece ao critério de número da placa e escalonamento dos meses do ano que podem ser consultados no site do DETRAN-MG.

Consulta e Guia de Arrecadação

A consulta do valor e parcelamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores(IPVA) pode ser feita através do endereço eletrônico DETRAN-MG.

O site do Departamento de Transito do Estado de Minas Gerais (DETRAN-MG), também permite que o usuário faça Consulta de Licenciamento; Agendamento de Vistoria; Consulta de Multas e outros serviços.

Veja, como é simples fazer a consulta do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA):

  1. Digite no navegador do computador o endereço eletrônico do Departamento de Trânsito do Estado de Minas Gerais (DETRAN-MG): www.detranmg.gov.br.
  2. No site do Departamento de Trânsito do Estado de Minas Gerais (DETRAN-MG) busque pela aba Veículos.
  3. Na Página Veículos é possível consultar informações sobre o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Seguro do Carro (DPVAT).
  4. Clique no Link Guia de Arrecadação.
  5. Na Página Guia de Arrecadação digite o Número do RENAVAM, Identifique as Imagens no Link “Não Sou Um Robô” e Clique Continuar.
  6. Pronto! Faça Consulta ou Imprima a Guia de Arrecadação do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Tabela de Escala de Vencimentos

A Tabela de Escala de Vencimentos é utilizada para saber qual o dia de vencimento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), é chamada em alguns estados de Calendário IPVA.

O Calendário IPVA ou Tabela de Escala de Vencimento obedece ao critério de escalonamento dos dois últimos número da placa do veículo e os meses do ano, pode ter início em janeiro ou fevereiro e termina no mês de novembro e dezembro, a início e final do escalonamento é determinado pelo Departamento de Trânsito (DETRAN) de cada estado.

A Tabela de Escala de Vencimento foi criada para evitar filas nas Agências Bancárias dos estados brasileiro em função do pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotores (IPVA), o vencimento do imposto pode coincidir com o vencimento do Licenciamento do Veículo e Vistoria do Carro, que seguem os mesmos critérios de escalonamento.

Penalidades IPVA e Licenciamento

O Código de Trânsito Brasileiro permite que o veículo seja apreendido em caso de atraso do Pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além da apreensão é cobrada multas por atraso de pagamento do imposto.

A situação pode ser agravada se o veículo não tiver passado pela Vistoria Anual e Licenciamento, o veículo que estiver em atraso com o pagamento das parcelas do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é impedido de  fazer o Licenciamento e Vistoria Anual.

O motorista que é pego em blitz policial sem o Licenciamento e Vistoria Anula tem o carro apreendido, além de multa também são acrescidos pontos na Carteira de Habilitação (CNH).