IPVA SC – Calendário, Consulta, Tabela

O Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto estadual que tem o valor que varia de estado para estado, em Santa Catarina (SC) o valor do imposto é calculado sobre o valor do veículo, um veículo no valor de R$20.000,00 (vinte mil reais) deve pagar 3%(três por cento) de imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o valor do imposto é o resultado deste percentual R$600,00 (seiscentos reais).

A função do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é irrestrita fiscal, ou seja, o valor arrecadado com o pagamento do imposto ou tributo não tem um destino certo, vai todo para o Tesouro do Estado, e pode ser utilizado no investimento de obras de serviço, porém não existe a obrigatoriedade do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) na manutenção de infraestrutura viária.

No estado de Santa Catarina (SC) o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) poderá ser feito em Agências Bancárias através de débito automático ou impressão do boleto de pagamento no site do DETRAN-SC, a consulta do valor do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pode ser realizada na Secretaria de Estado e da Fazenda de Santa Catarina (SEF) ou site do DETRAN-SC.

IPVA SC

Calendário de Pagamento IPVA

Para efetuar o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) será necessário respeitar a ordem anual do Calendário-SC (Acesse AQUI) que foi determinado para os Departamentos de Trânsitos em todo o território nacional brasileiro, que estabelece os dois últimos números da placa do carro como critério para a sequência de pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) .

O pagamento do imposto deverá obedecer o escalonamento observado os dois últimos números da placa do carro, o Calendário-SC com o escalonamento das placas é divulgado todo início de ano no site do DETRAN-SC,o mês de vencimento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não deve variar muito e pode ter início no mês de janeiro ou fevereiro de cada ano.

Consulta de Veículo

A Consulta de Veículo deve ser feita através do endereço eletrônico DETRAN-SC, através da Consulta de Veículo é possível obter informações sobre valores de Atraso de Multas; Licenciamento do Veículo; Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Veja, como é simples fazer a Consulta de Veículo no site do Departamento de Trânsito do Estado de Santa Catarina (DETRAN-SC) :

  1. O Primeiro Passo para fazer a Consulta de Veículo é digitar no navegador do computador o endereço do site do Departamento de Trânsito de Santa Catarina (DETRAN-SC) www.detran.sc.gov.br.
  2. Em seguida, localize e clique no Menu Consulta de Veículo.
  3. Na Página Consulta de Veículos você pode consulta Multas, Tirar Segunda Via do Licenciamento e utilizar outros serviços relacionados a Consulta de Veículos, Digite o Número do RENAVAM; Placa do Carro e Ok.
  4. Para fazer a Consulta do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores é necessário visitar Link da Secretaria do Estado e da Fazenda (SEF), na Página Consulta de Veículos . Role a página do site do Departamento de Trânsito de Santa Catarina (DETRAN-SC) e Clique Consulta SEF e Consulta Aqui.

Tabela de escala de Vencimento

A Tabela de Escala de Vencimento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) varia de acordo com o mês de início do escalonamento ou término, determinado o vencimento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotores (IPVA) de cada ano.

A determinação do pagamento por escalonamento é uma facilidade criada para facilitar o atendimento, evitando filas em Agências Bancárias e Departamento de Trânsito de Santa Catarina (DETRAN-SC), os dois últimos números da placa do veículo também é utilizado para o escalonamento do Pagamento do Licenciamento do Carro e Vistoria Obrigatória.