IPVA MS – Calendário, Consulta, Tabela

O Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um Imposto Estadual a função deste imposto calculado sobre o preço médio de mercado, no estado do Mato Grosso do Sul os veículos de passeio tem cobrado 3% (três por cento) do valor do preço de mercado para o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotivos.

A Função do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é Irrestrita Fiscal, ou seja, o valor arrecadado com a colete do imposto não tem um destino certo e determinado pela União Governo Federal, alguns estado investem na manutenção de vias e obras de serviços, já outros preferem somar os tributos e investir o valor do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em saúde, educação e saneamento básico.

Para fazer o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores é necessário respeitar as datas e prazos de vencimento do Calendário de IPVA que é igual ao Calendário de Licenciamento do Carro, o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotores (IPVA) deve ser pago no mesmo mês da Taxa de Licenciamento e Vistoria do Veículo, o calendário é divulgado todos os anos no site do DETRAN-MS (Acesse AQUI).

IPVA MS

Consulta de Débito DETRAN-MS

No site do DETRAN-MS é possível fazer Consulta de Débitos do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a consulta permite saber se o valor do imposto está atrasado ou quantas parcelas ainda devem ser pagas, os veículos que estão em dia com  o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA) não conseguiram fazer o simulado do valor a ser pago devem aguardar nova tabela de vencimentos.

O site do DETRAN-MS permite consulta de serviços do DETRAN-MS Atraso de Multas; Licenciamento do Carro e Consulta do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA), os Ícones de consulta estão disponíveis na primeira página do DETRAN-MS, basta clicar sobre o Ícone, preencher todas as informações solicitadas e fazer a consulta.

Veja, é simples fazer a consulta do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores(IPVA) no Departamento de Trânsito do estado de Mato Grosso do Sul (DETRAN-MS):

  1. O Primeiro Passo para fazer a consulta do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotivos é digitar no navegador do computador o endereço eletrônico www.detran.ms.gov.br.
  2. Em seguida, localize o Ícone IPVA (Acesse AQUI).
  3. Na Página IPVA  Clique Consulta.

Calendário de Licenciamento e IPVA

O calendário do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotivos(IPVA) segue os mesmos critérios do Calendário de Licenciamento e Vistoria do Carro, em alguns estados é divulgado apenas um calendário que pode ser o Calendário de Licenciamento ou Calendário do IPVA.

O Calendário do IPVA também é chamado de Tabela de Escalonamento, o calendário ou tabela estabelece critérios para o vencimento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) desta maneira é determinado o escalonamento dos meses do ano e dois últimos dígitos da placa para os pagamentos de taxa e impostos.

O escalonamento é uma determinação nacional que pode sofrer variações de estado para estado, foi criada para evitar filas nas Agências Bancárias, Departamento de Trânsito dos estados brasileiros (DETRAN)  e na Vistoria e Licenciamento do Veículo.

Penalidades do Licenciamento e IPVA 

O Calendário deve ter início no mês de janeiro ou fevereiro e terminar no mês de novembro ou dezembro de cada ano, para saber a data de vencimento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores o proprietário do veículo poderá consultar o calendário no DETRAN-MS . A penalidade para o proprietário que não fizer o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) serpa pagamento de multa, juros e apreensão do veículo em caso de blitz policial.

O não pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) impede a regularização do licenciamento e vistoria do veículo, a falta do licenciamento e vistoria é considerada Penalidade Grave com acréscimo de pontos na Carteira de Habilitação.