Como tirar CNH

Como tirar CNH? Passo Passo para te Habilitação de Motorista

A maioria dos estados brasileiros já oferecem um sistema automatizado para tirar a Carteira de Habilitação (CNH) ou Carteira de Motorista, sem necessidade de aguardar muito tempo de espera, o curso de motorista é obrigatório para todos os estados brasileiros, ele é composto de conteúdo teórico que constitui estudo sobre sinalizações de trânsito e regras gerais para condutores de veículos, bem como conteúdo prático com aulas de direção.

Carteira Nacional de Habilitação

Após a realização do Curso de Motorista em um uma Auto-Escola é necessário ainda que o candidato faça prova teórica composta por 35 (trinta e cinco) ou 40 (quarenta) questões testes de múltipla escolha, a prova teórica pode ser realizada na própria Auto-Escola,o teste de volante poderá ser realizado pelo instruto, além de Prova Teórica é necessário um exame psicotécnico junto ao Departamento de Trânsito do Estado (DETRAN).

Calcula-se atualmente que para tirar a Carteira de Motorista os condutores de veículos gastem cerca de R$2.000,00 (dois mil reais) com cursos, aula de volante, documentos necessários e outros, é por este motivo que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Trânsito (SEST) e Serviço Social de Trânsito (SEST) criou o Programa CNH Social e Programa de Inserção de Novos Motorista, oferecendo assistência gratuita de cursos para novos condutores e pessoas de baixa renda.

Passo a Passo para Tirar CNH

Primeiro Passo

O Primeiro passo para tirar a Carteira de Motorista é buscar uma Auto-Escola, a instituição de educação de trânsito ficará responsável pela realização de todo o processo de educação de trânsito para condutores de veículos, curso teórico, aulas de volante e aplicação da prova teórica.

Os cursos para novos condutores de veículos habilitam apenas a Categoria B de Carteira de Habilitação (CNH), os condutores que necessitam de outras categorias para trabalhar com micro-ônibus, caminhões e veículos maiores devem realizar curso complementar de mudança de categoria.

Candidatos de baixa renda que queiram participar do Programa CNH Social e Primeira Habilitação Gratuita devem se inscrever no site do Serviço de Aprendizagem do Trânsito (SENAT) e Serviço Social de Trânsito (SEST) para realização do curso de condutores através da Escola do Serviço de Aprendizagem do Trânsito), as inscrições pode ser feitas após a abertura de inscrição no site www.sestsenat.org.br (Acesse AQUI).

Segundo Passo

Os candidatos que fizeram o curso para condutores de veículos poderão realizar o Exame Psicotécnico antes ou depois do início do curso de condutores, após a realização do curso de condutores os candidatos devem ainda realizar a prova teórica e prova prática de condução de veículos em vias públicas.

A prova teórica constitui de 30 (trinta) ou 45 (quarenta e cinco ) testes de múltipla escolha , podendo haver poucas questões dissertativas, o número de questões depende do estado, as questões contemplam o universo das leis de trânsito e principalmente sinalização em vias públicas, geralmente as Auto- Escolas oferecem materiais de apostilas para estudo do conteúdo da prova teórica.

Depois da realização da prova teórica é necessário a realização do exame prático que constitui exame de baliza e avaliação da condução de veículos em vias pública, é a avaliado também a atenção do motorista as medidas de segurança, utilização de sinto e sinalizações quando está no volante. A aprovação na prova prática se dá pelo menor número de infrações cometidos durante a condução do veículo.

Terceiro Passo

Depois da aprovação em todas as etapas do curso de condutores de veículos, é necessário retirar a Carteira de Habilitação (CNH) junto ao Departamento de Trânsito do Estado (DETRAN), a emissão da Carteira de Motorista atualmente tem o valor de R$109,67 (cento e nove reais e sessenta e sete centavos).

Os candidatos que fizerem inscrição através do Programa CNH Social do Departamento de Trânsito e Estado onde residem estão isentos do pagamento de todas as taxas, sendo apenas necessário a retirada da Carteira de Motorista.

Bom agora que você já está pronto para dirigir, dirija com atenção, fique atento as normas e sinalização e nunca dirija embriagado. Boa Sorte!