CNH para baixa renda

CNH para baixa renda | Como retirar

Em alguns estados brasileiros foi criado programas de gratuidade na retirada da Carteira de Motorista (CNH) destinado a população de baixa renda, estes programas recebem vários nomes que são escolhidos pelo Governo do Estado onde é implantado, CNH Social, CNH Popular, CNH Grátis e Primeira Carteira de Habilitação.

CNH para baixa renda

O Programa Primeira Carteira de Habilitação foi criado pelo Serviço Social de Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) que oferece cursos profissionalizantes para pessoas de baixa renda em parceria com Programa C.NH Gratuito de estados onde ocorre ofertas de trabalho e emprego em áreas que necessitam de Carteira de Motorista (CNH).

Os Cursos oferecidos pelo Serviço Social de Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são destinados a oferta de vagas na indústria, logística, condução de ônibus, caminhões e aplicativos, a indústria oferece vagas para motorista de eletro- escavadeira, motorista de plataforma, condutores de veículos grandes e outros.

O Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do transporte oferecem vagas para Curso de Primeira Habilitação, as inscrições podem ser feitas no site www.sestsenat.org.br (Clique AQUI), no momento não há vagas, para conseguir tirar a Habilitação Gratuita é necessário consultar o Departamento de Trânsito do Estado (DETRAN) , veja neste artigo passo a passo para tirar a Carteira de Habilitação:

Passo a Passo Carteira de Habilitação para Baixa Renda

O Programa CNH Social foi instituído pelo governo de alguns estados do país, é necessário ficar atento para não cair em golpes, os estados que possuem CNH Social são : Espírito Santo, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão e Ceará.

Não faça nenhum cadastro em sites que não são confiáveis, preencha ficha apenas no site do DETRAN do estado e endereço do SEST e SENAT para Primeira Habilitação, o Programa CNH Gratuita é destinado a população de baixa renda com renda inferior a 2 (dois) salários mínimos e com preferencia de candidatos que fazem parte do Programa Bolsa Família do Governo Federal. Veja o passo a passo, para fazer a inscrição no DETRAN:

  1. Aguarde a Publicação do Edital para inscrições no Programa CNH Social, CNH Gratuita ou Primeira Carteira de Habilitação. Entre no site do DETRAN do seu estado.
  2. Busque no Menu a Página do Programa CNH Gratuita.
  3. Leia atentamente o edita e Busque o Link Inscrições da Página CNH Gratuita.
  4. Preencha todos os dados solicitados na inscrição, é importante que os dados sejam verdadeiros pois será necessário a comprovação dos dados. Boa Sorte!

Critérios de Participação CNH Social DETRAN

Para participar do Programa CNH Social DETRAN é necessário que o candidato seja maior de 18 (dezoito) anos de idade, esteja cadastrado no Programa Bolsa Família do Governo Federal, esteja desempregado a mais de um ano, tenha renda familiar inferior a 2 (dois) salários mínimos:

Esteja Inscrito no Cadastro Único do Bolsa Família;

  • Renda Inferior a 2 (dois) salários mínimos;
  • Ser Residente no estado ;
  • Maior de 18 (dezoito) anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Não Possuir Processos no DETRAN ou Problemas Judiciais que impeça condução de veículos;
  • Não Possuir problemas de saúde ou fazer uso de medicamentos que impeça a condução de veículos.

CNH Social do SEST e SENAT

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e Serviço Social de Transporte (SEST) em parceria com o governo e DETRAN de alguns estados brasileiros oferece curso para que jovens possam tirar a Primeira Carteira de Habilitação (CNH), o curso de condutores é obrigatório para todos as pessoas .

O Programa CNH Social do Serviço de Aprendizagem do Transporte (SENAT) tem o objetivo de empregar jovens de famílias carentes no setor de transporte, sobre a perspectiva de que muitas novas vagas serão abertas nos próximos anos em funções onde é fundamental a condução de veículos e Carteira de Habilitação (CNH).