CNH SOCIAL GRATUITA ES

CNH Gratuita no Espirito Santo | Novas Vagas

O Estado do Espirito Santo (ES) prevê abertura de novas vagas para o Programa CNH Gratuita do Departamento de Transito do Estado do Espirito Santo (DETRAN- ES), as inscrições para o Programa CNH Gratuita podem ser realizada através do site www.es.gov.br.

O objetivo do Programa CNH Gratuita é ampliar as possibilidades de trabalho e emprego para a população de baixa renda, sendo critério para a classificação dos candidatos e participação no Programa CNH Gratuita a participação no Programa Bolsa Família do Governo Federal, Renda Inferior a 2 (dois) Salários Mínimos e Desempregados.

O Programa CNH Popular faz parte de um conjunto de ações para qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos do Estado do Espírito Santo, a proposta aprovada por lei estabelece que 25 % (vinte e cinco por cento) das vagas em cursos de condutores de veículo do Estado do Espírito Santo sejam destinadas a população de baixa renda, cadastros no Programa Bolsa Família e com rendimento mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos.

CNH Gratuita ES

O Programa CNH. Gratuita no Estado do Espírito Santo tem o objetivo de atender a população carente, gerando emprego para os jovens e qualificação para pessoas desempregadas a mais de 1 (um) ano, a criação da CNH Social não conta com a participação do Governo Federal é uma iniciativa de alguns estados com o objetivo de atender famílias carentes.

O Serviço de Social de Transporte (SERT) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) promove Cursos Gratuitos de Habilitação, Direção e outros, é a principal instituição parceira do Governo do Estado do Espírito Santo com abrangência em todo o território nacional.

O Programa SEST e SENAT visa a empregabilidade de jovens que vão tirar a primeira carteira, é obrigatório a realização de um ou mais cursos, para ingressar em cursos profissionalizantes do SEST e SENAT é necessário fazer inscrição no site www.sestsenat.org.br.

Reteste e Mudança de Categoria- CNH Social

A Primeira Habilitação é sempre categoria B, para atingir as categorias de condução de ônibus e veículos pesados é necessário fazer um novo exame e novo curso, caso o candidato não aprove no primeiro exame poderá fazer um novo através da marcação de reteste no site do DETRAN- ES.

Já os candidatos que desejam fazer exame complementar para mudança de categoria poderão fazer curso no SEST e SENAT, a gratuidade é garantida desde que seja comprovado que o candidato está a mais de 1 (um ) ano desempregado.

Critérios de Desempate CNH Social Gratuita

O Programa CNH Social e Gratuita do estado do Espírito Santo visa o auxílio as famílias carentes, com o objetivo de oferecer gratuidade na retirada da Carteira de Habilitação, após o cadastramento no site do DETRAN- ES o candidato será selecionado de acordo com o número de vagas para os cursos obrigatórios, estabelece que para critério de desempate os seguintes requisitos:

  • Beneficiário do Bolsa Família;
  • Renda Inferior a 2 (dois) Salários Mínimos;
  • Aluno da Rede Pública desde que não tenha reprovado no último ano letivo do curso;
  • Ex- Presidiário;
  • Portador de Deficiência;
  • Pequenos Agricultores Rurais.

Requisitos CNH Social Gratuita

Após o término do conteúdo teórico do curso de condutores de veículos é necessário que o candidato realize prova de comprovação dos conhecimentos adquiridos para retirada da Carteira de Habilitação, para que você esteja bem preparado para a prova é indicado fazer o Simulado Detran ES. Também será necessário a avaliação de um exame psicotécnico, o candidato que fizer uso de medicamentos que impeçam a condução de veículos ou que pela determinação da lei esteja impedido de dirigir não poderão participar do Programa CNH Social. Veja, requisitos para retirada da Carteira de Habilitação:

  • Saber Ler e Escrever;
  • Possuir Carteira de Identidade (R.G);
  • Possuir CNH ;
  • Fazer Curso Obrigatório SEST e SENAT
  • Preencher formulário no site do DETRAN-ES