cnh digital

CNH Digital 2019 | Como Tirar sua CNH-e

A CNH Digital deve ser implantada em muitos estado brasileiros como parte de iniciativas do DETRAN para agilizar o atendimento de serviços, para tirar a nova Carteira de Habilitação (CNH) Digital é necessário que os condutores de veículo já possuam Q.R Code na Carteira de Habilitação e solicite junto ao DETRAN do estado uma segunda via ou nova carteira digital.

cnh digital

Os Candidatos que estiverem tirando pela primeira vez a Carteira de Habilitação já receberam modelo impresso com Q.R Code e poderão solicitar a versão digital para ser baixada em tablete e no celular, a nova versão da Carteira de Habilitação Digital é igual ao modelo impresso com foto e Q.R Code no verso.

O Q.R Code permite que através de mecanismo de escâner os dados de condutores possam ser visualizados mais rapidamente em caso de blitz policial, já para os condutores é necessário baixar o aplicativo da CNH Digital, solicitar Versão Digital e baixar o arquivo em novo formato no celular.

Como faço para baixar a CNH Digital?

Se sua Carteira de Habilitação já possui o Q.R Code verifique se no DETRAN do estado existe a possibilidade de baixar a versão digital para o celular, entre no site do DETRAN do seu estado e faça o cadastro no site de serviços para solicitar a versão digital, alguns estado já possuem a possibilidade de realizar cadastro através de aplicativos.

Após o cadastramento no site de serviços do DETRAN você receberá um código para ativação da Carteira de Habilitação Digital (CNH-e ), baixe a Carteira de Habilitação através do aplicativo DETRAN do estado e digitando o código enviado para seu e-mail. Veja, passo a passo:

  1. Entre no site do DETRAN , solicite CNH Digital ou Preencha o Cadastro da Página de Serviços; Aguarde o envio da senha para baixar a Carteira de Habilitação Digital (CNH-e) no celular.
  2. Entre na caixa de e-mail , verifique o código enviado.
  3. Baixe o aplicativo da CNH Digital e  Solicite CNH-e ou CNH Digital, digite o código de ativação enviado para seu e-mail e pronto.
  4. A CNH deve ser carregada junto aos documentos do veículo, sempre que parar em uma blitz policial apresente a versão digital através do celular.

Como faço para apresenta CNH Digital em caso de blitz policial?

A CNH Digital será carregada no celular, como os aplicativos de supermercados por exemplo, é necessário que você tenha um código para ativação da CNH Digital, que será enviado por e-mail, a CNH Digital é armazenada no Documentos Baixados do seu celular, ao clicar sobre o arquivo você tem acesso a um modelo semelhante a Carteira de Habilitação Comum, aberta com foto na primeira página e na segunda página o Q.R Code.

No caso de blitz policial a CNH Digital deve ser mostrada ao oficial que fizer a abordagem, através do celular ou Smartphone, o oficial poderá utilizar o Q.R Code para solicitar mais informações sobre a sua habilitação através de um computador, caso a Carteira de Habilitação estiver com irregularidades ou prazo de renovação vencido o escâner acusará e o carro poderá ser apreendido.

Quais outros documentos já possuem Versão Digital?

Além da CNH Digital também licenciamento do veículo poderá ser carregado da mesma maneira, o CRLV-e já pode ser solicitado em alguns estados brasileiros através de autorização do Departamento de Trânsito, a segunda via de confirmação do licenciamento é emitida após a vistoria do veículo, sendo a primeira apenas utilizada para pagamento da taxa de inspeção.

o sistema do DETRAN possui todas as informações necessárias em caso de blitz policial, as informações são unificadas através de sistema de informação de dados do Licenciamento do Veículo e Carteira de Habilitação, os condutores de veículos emprestados ou que  alugaram veículos devem estar munidos de documento do carro em caso de blitz policial.