CNH Digital | Cadastrar e Baixar e-CNH

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A CNH Digital deve ser implantada em muitos estado brasileiros como parte de iniciativas do DETRAN para agilizar o atendimento de serviços.

Para tirar a nova Carteira de Habilitação (CNH) Digital é necessário que os condutores de veículo já possuam QR Code na Carteira de Habilitação e solicite junto ao DETRAN do estado uma segunda via ou nova carteira digital.

Os Candidatos que estiverem tirando pela primeira vez a Carteira de Habilitação já receberam modelo impresso com Q.R Code e poderão solicitar a versão digital para ser baixada em tablete e no celular, a nova versão da Carteira de Habilitação Digital é igual ao modelo impresso com foto e Q.R Code no verso.

O QR Code permite que através de mecanismo de escâner os dados de condutores possam ser visualizados mais rapidamente em caso de blitz policial, já para os condutores é necessário baixar o aplicativo da CNH Digital, solicitar Versão Digital e baixar o arquivo em novo formato no celular.

Requisitos para ter a CNH Digital

  1. Documento com QR Code
    Sua CNH física precisa ter o QR Code no verso. Essa funcionalidade começou a ser incluída a partir de 2017. Se sua carteira for mais antiga, será necessário renová-la para ter acesso ao código.
  2. Cadastro no gov.br
    Para ativar a CNH Digital, é preciso ter uma conta ativa no portal gov.br. Se você ainda não tem, pode criar a conta gratuitamente, fornecendo dados pessoais e seguindo as etapas de validação.
  3. Smartphone compatível
    O aplicativo oficial está disponível para Android e iOS. É importante ter memória e sistema atualizados para que o app funcione sem problemas.

Passo a passo para baixar e ativar a CNH Digital

  1. Instale o aplicativo oficial
    Acesse a loja de aplicativos (Play Store para Android ou App Store para iPhone). Procure por “CDT” ou “Carteira Digital de Trânsito” e confirme se o desenvolvedor é o Serpro ou o governo brasileiro. Toque em “Instalar” ou “Obter” e aguarde o download.
  2. Abra o aplicativo
    Ao concluir a instalação, abra o app. Será solicitado seu CPF e a senha da conta gov.br. Se você ainda não tem, crie uma no próprio aplicativo ou no site oficial (gov.br).
  3. Valide seus dados
    O sistema realiza uma checagem com as informações do Detran e da base de dados do governo. Pode ser necessário responder perguntas sobre seu histórico de habilitação ou tirar uma foto (selfie) para validação facial.
  4. Adicione sua CNH
    Depois de confirmar a conta, acesse o menu do aplicativo e escolha a opção “Adicionar documentos”. Selecione “CNH” e informe o número de registro e o código de segurança presente na sua carteira física (aquele QR Code impresso na parte interna).
  5. Crie um PIN de acesso
    Para proteger sua CNH Digital, cadastre um PIN ou senha de 4 dígitos. Isso impedirá que terceiros acessem o documento sem permissão.
  6. Pronto!
    Assim que o sistema validar os dados, sua CNH Digital será exibida. Você pode visualizar o documento completo e até mesmo exportá-lo em PDF, se necessário. Lembre-se de manter o aplicativo sempre atualizado.

Como faço para apresenta e-CNH Digital em caso de blitz policial?

A CNH Digital será carregada no celular, como os aplicativos de supermercados por exemplo, é necessário que você tenha um código para ativação da CNH Digital, que será enviado por e-mail, a CNH Digital é armazenada no Documentos Baixados do seu celular, ao clicar sobre o arquivo você tem acesso a um modelo semelhante a Carteira de Habilitação Comum, aberta com foto na primeira página e na segunda página o Q.R Code.

No caso de blitz policial a CNH Digital deve ser mostrada ao oficial que fizer a abordagem, através do celular ou Smartphone, o oficial poderá utilizar o Q.R Code para solicitar mais informações sobre a sua habilitação através de um computador, caso a Carteira de Habilitação estiver com irregularidades ou prazo de renovação vencido o escâner acusará e o carro poderá ser apreendido.

Quais outros documentos já possuem Versão Digital?

Além da e-CNH Digital também licenciamento do veículo poderá ser carregado da mesma maneira, o CRLV-e já pode ser solicitado em alguns estados brasileiros através de autorização do Departamento de Trânsito, a segunda via de confirmação do licenciamento é emitida após a vistoria do veículo, sendo a primeira apenas utilizada para pagamento da taxa de inspeção.

o sistema do DETRAN possui todas as informações necessárias em caso de blitz policial, as informações são unificadas através de sistema de informação de dados do Licenciamento do Veículo e Carteira de Habilitação, os condutores de veículos emprestados ou que  alugaram veículos devem estar munidos de documento do carro em caso de blitz policial.