Quando trocar cadeirinha pelo assento de elevação

Um assunto importante como esse não poderia deixar de ser abordado por nosso site. Você sabe qual é a idade correta para trocar a cadeirinha pelo assento de elevação? Para evitar que haja riscos para as crianças no caso de haver irregularidades, é importante fazer a troca com base em uma idade pré-estabelecida — falaremos dela um pouco mais à frente neste artigo — e com base também no conforto da criança.

Quando trocar cadeirinha pelo assento de elevação

É sempre bom ter conhecimento da situação de conforto da criança antes de fazer a troca da cadeirinha pelo assento de elevação. Mas qual é a idade para fazer essa mudança? O Contran, Conselho Nacional de Trânsito, tem como base a idade da criança para classificar que tipo de aparelho próprio deve ser usado no carro.

Cadeirinhas de criança por idade

As crianças de até 1 ano de vida devem usar o Bebê Conforto, que deve ficar de costas para o banco do passageiro. De 1 a 4 anos de idade, o que deve ser usado é a cadeirinha. De 4 a 7 anos e meio de idade, é recomendado que a criança use o assento de elevação. A partir disso, ela pode utilizar o carro sem qualquer um desses aparelhos, mas sempre deve usar o cinto de segurança. Entretanto, só é recomendado que uma criança de até 10 anos utilize apenas o cinto de segurança se ela tiver mais de 1,45 m e pesar mais de 36 kg, pois o cinto de segurança é projetado tendo esses valores como mínimos para estabelecer a segurança.

Cadeirinhas certa com base no peso e altura da criança

Há também os dados no Inmetro, que fez a classificação com base na altura e no peso dos usuários. O primeiro grupo, 0, é composto por crianças de até 10 kg, 0,72 m de altura e com 9 meses. O segundo grupo, 0+, é composto por crianças de até 13 kg, 0,80 m de altura e que possuem até 12 meses. O terceiro grupo, 1, é composto por crianças de 9 a 18 kg, 1 m de altura e 2 anos e 8 meses.

O grupo seguinte é o grupo 2, que é composto por crianças de 15 a 25 kg, com 1,15 m de altura e que têm até 5 anos de idade. E, por último, há o grupo 3, que é composto por crianças que vãos 22 aos 36 kg, 1,30 m de altura e que possuem até 7 anos e meio de idade.

Os especialistas dizem que os pais ou responsáveis devem prestar atenção nas crianças, pois, dependendo do caso, se ela está confortável em um dispositivo, pode continuar utilizando-o. Certamente, a melhor maneira de obter sucesso ao comprar uma cadeirinha ou assento elevado é levando a criança para testar o produto.