Licenciamento SC- Tabela, Consulta, Pagamento

O licenciamento é um conjunto de impostos cobrados todos os anos que tem objetivo principal de assegurar a segurança no trânsito e de veículos que circulam em vias brasileiras, para a quitação do licenciamento não é necessário a abertura de processo no órgão de trânsito DETRAN- SC.

O pagamento do licenciamento pode ser feito através da Guia de Licenciamento que chega via correio junto com o IPVA do carro e pode ser paga em qualquer agencia bancária. O Licenciamento também pode ser feito através dos caixas do Banco do Brasil com boleto bancário gerado no guichê de atendimento ou pela internet no site do DETRAN- SC www.detran.sc.gov.br, para fazer o pagamento no guichê do Banco do Brasil ou no Site é necessário o número do RENAVAM, após o pagamento da taxa e do Seguro do Carro DPVAT deverá ser agendada uma revisão ou vistoria do veículo.

Licenciamento SC

Licenciamento SC

A vistoria ou inspeção do veículo é a etapa mais importante do licenciamento que deve ser feita no DETRAN-SC, é através da vistoria que são verificados se todos os itens de segurança encontram-se em condições de uso e não oferecem riscos, são verificados presença de cintos traseiros, condições de uso dos cintos, pneus e outros itens,  para-brisas, manutenção dos freios e itens personalizados como vidros e insulfilme que não podem ser de tonalidades muito escuras, além destes itens também será verificada a emissão de gazes poluentes pelo veículo. Veículos que estão muito velhos emitem mais gazes poluentes na atmosfera, prejudicando a camada de ozônio por isso a lei que regulamento a inspeção de emissão de gazes poluentes tem objetivo de tirar das ruas veículo velhos que oferecem risco de acidentes de trânsito e prejudicam o meio ambiente.

Tabela de Licenciamento 2018

Para fazer o licenciamento do veículo é necessário obedecer a uma determinação de prazos e datas estabelecidos pela Tabela de Licenciamento, neste ano de 2018 a Tabela de Licenciamento começa a partir do mês de abril para os estados da região sul e sudeste, somente poderá ser vista a data de pagamento e valores do Licenciamento no mês constante na tabela e dois últimos números da placa.

Os donos de veículos com Placa Final 2 tem até 15 de junho para realizar o licenciamento 2018, o prazo foi estendido devido a paralisação dos caminhões que atrasou a entrega de correspondência.

Conheça a Tabela de Licenciamento 2018 para Região Sul e Sudeste do Brasil:

Tabela de Licenciamento 2018

Seguro do Carro ou DPVAT

O DPVAT é mais conhecido como Seguro do Carro que deve ser pago junto com o Licenciamento do Veículo, o DPVAT é um seguro que não tem relação com o seguro particular que cobre despesas com guincho, mecânico e funilaria em caso de acidentes, o DPVAT não oferece serviços de guincho e outros como no seguro particular.

O DPVAT é um Seguro do Carro deverá cobrir despesas de acidentes graves , indenização em caso de morte, invalidez permanente, gastos médicos e gastos hospitalares.

Penalidades Licenciamento DETRAN SC

O não pagamento do licenciamento do carro implica em multa e perda de pontos na carteira de habilitação para o motorista que conduz o veículo, além do licenciamento o carro também pode apresentar falta de itens de segurança, alteração no chassi e emplacamento incorreto, os agravantes pode tirar até 7 pontos da carteiro do motorista sendo considerado penalidades máximas falta do cinto de segurança, sinalização com problemas e alterações no chassi.

Não deixe de fazer o licenciamento do veículo, é durante o licenciamento que é feita a vistoria dos itens de segurança que são importantes para evitarem acidentes de trânsito, é muito simples de fazer o licenciamento, a vistoria após o pagamento da taxa de licenciamento do veículo deve ser feita no mesmo mês de pagamento da taxa respeitando a tabela de Licenciamento 2018.