IPVA DF | Calendário, Consulta, Tabela

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um Imposto Estadual que tem o valor que varia de estado para estado no Distrito Federal(DF) o valor do Imposto sobre Propriedade do Veículo é calculado sobre o valor do veículo, um veículo no valor de R$20.000,00 (vinte mil reais) deve pagar 3% (três por cento) do valor do veículo R$600,00 (seiscentos) reais.

A função do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotores (IPVA) é irrestrita fiscal, ou seja, o valor arrecadado com o imposto não tem um destino certo, vai todo para o Tesouro do Estado, e pode ser utilizado na manutenção de vias ou em investido em obras de serviços, porém não existe a obrigatoriedade do investimento de Imposto sobre Propriedade de Veículo(IPVA) na manutenção da infraestrutura viária.

No Distrito Federal (DF) o Imposto sobre Propriedade do Veículo chegará via correio junto com a Taxa de Licenciamento Anual e o DPVAT que é o Seguro do Veículo, o pagamento do Valor do Imposto sobre Propriedade de Veículo poderá ser feito em qualquer Agência Bancária através de Boleto Bancário.

IPVA DF

Calendário de Pagamento

Para efetuar o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) será necessário respeitar a ordem anual do Calendário criada para todo o território nacional, que estabelece os dois últimos números da placa do carro como critério para a sequência de pagamento do seguro.

O Pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotivos (PVA) deve obedecer o escalonamento observado os dois últimos número da placa e os meses do ano, o calendário com o escalonamento da placa é divulgado todo o início de ano quando a cobrança do Imposto Sobre Propriedade de Veículo(IPVA) começa, o mês de pagamento não deve variar muito obedecendo ao critério de escalonamento que tem início no mês de janeiro ou fevereiro.

O Calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  foi criado para evitar filas na agências bancárias com o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotores (IPVA) de toda a frota do estado em um mesmo mês isso poderia ocasionar filas quilométricas nas agências do estado.

Consulta de Veículo

A consulta do Veículo poderá ser feita através do endereço eletrônico do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DF) www.detran.df.gov.br, através da Página Consulta o proprietário do veículo poderá fazer consultas de Multas em Atraso; Licenciamento; IPVA e outros.

Veja, passo a passo como fazer a Consulta do IPVA do Veículo no Distrito Federal DF:

  1. O Primeiro Passo para fazer a consulta do IPVA é digitar no navegador do computador o endereço eletrônico do DETRAN www.detran.df.gov.br.
  2. Em seguida localize no Menu do Site Consulta de Veículo.
  3. Digite o Número da Placa e do RENAVAM e Clique Consulta no final da página.
  4. O Sistema fará um apanhado de todos os débitos do veículo, multas em atraso também poderão ser visualizadas, é possível também fazer a soma do IPVA atrasado e o pagamento pode ser parcelado, para regularização do Imposto.

Tabela Escala de Vencimento

A escala de vencimento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotivo (IPVA) varia de acordo com a Tabela de Escala de Vencimento que também é chamada de Calendário IPVA, o estabelecido na Tabela de Escala de Vencimento é que o imposto deverá ser pago todos os anos e por toda a frota de veículos automotivos do Distrito Federal (DF).

O calendário ou Tabela de Escala de Vencimento determina o mês de pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotivos, a sequência do mês de pagamento segue o critério dos dois últimos dígitos da placa do carro, o início do pagamento do Imposto de Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA) deve ser no mês de janeiro ou fevereiro, e o último mês pode ser novembro ou dezembro.