e-CNH Digital – Cadastro, Download

Você sabia que existe a e-CNH Digital? Trata-se de um documento que foi lançado em Goiás e que neste ano de 2018 deve estar em todo o país. A Carteira Nacional de Habilitação Digital, ou, como é mais conhecida, a CNH Digital, é um documento que tem a mesma funcionalidade da carteira impressa, mas com o acesso dela em algum dispositivo que possibilita o uso você pode deixar a carteira impressa em casa.

e-CNH Digital

e-CNH Digital – Cadastro, Download

e-CNH Digital

Conhecida também como Carteira de Habilitação Eletrônica, neste ano de 2018 ela vai se tornar um documento oficial que pode ser acessado facilmente pelo smartphone de todo mundo que tirou a carteira. Através desse documento não é mais preciso andar com a carteira impressa a todo momento.

Para que dispositivos a CNH Digital está disponível

A Carteira Nacional de Habilitação Digital poderá ser encontrada por meio de um aplicativo mobile, estando disponível para os sistemas IOS e Android. O serviço não é gratuito, pelo menos por enquanto, e em Goiás, onde o documento foi lançado, inicialmente passou a custar R$ 10,00. Pensando bem, não é uma despesa muito grande se considerar a comodidade que a CNH Digital proporciona.

Mas é realmente tão válida quanto a impressa?

Algumas pessoas podem ficar receosas e pensar que um documento digital não é tão válido quanto um impresso. Em muitos casos, isso é verdade, mas, de acordo com o Ministério das Cidades, a versão digital da CNH vai ter o mesmo valor do documento impresso, não tendo distinção no sistema jurídico.

Como obter esse documento?

A CNH Digital só pode ser emitida por quem já tem a carteira de habilitação impressa no formato atual. Existe um código que pode ser lido por aparelhos eletrônicos, chamado QR Code, que também tem que estar presente. Desde 2017 as carteiras são emitidas com esse código. Se você tem o modelo antigo, tem que renovar o modelo impresso para o atual e então solicitar a CNH Digital.

Se a e-CNH Digital já está valendo no seu estado, você deve entrar no site portalservicos.denatran.serpro.gov.br e fazer o seu cadastro nele. Depois, você tem de ir ao Detran onde foi emitida a carteira impressa para que possa confirmar seus dados. Há ainda a opção de usar um certificado digital para fazer todo o procedimento on-line. Entretanto, o serviço é pago.

A via digital pode ser gratuita ou não, dependendo de cada Detran escolher cobrar ou não. O próximo passo é baixar o aplicativo gratuito CNH Digital, que pode ser encontrado nas lojas da Apple e do Google. O Denatran vai enviar um e-mail para os usuários inscritos quando o estado disponibilizar o documento, e para acessar a esse aplicativo é preciso usar o código de ativação contido nesse e-mail. O último passo é criar uma senha para acessar a CNH Digital no celular.

Se você vir um aplicativo desse documento que não foi produzido pelo Serpro, Serviço Federal de Processamento de Dados, significa que ele é um aplicativo falso. Lembre-se que o aplicativo correto é gratuito e é produzido por esse serviço citado.

Precisa de internet?

Para baixar o aplicativo, é preciso de internet. Mas para acessar o documento não é necessário, o que torna o aplicativo ainda mais prático. Se você for roubado, precisa bloquear o documento o quanto antes. Para isso precisa entrar no Portal de Serviços do Denatran e solicitar o bloqueio remoto, para o caso de o documento ter o certificado digital. Se não tiver, a alternativa é ir a um posto do Detran.

Obs.: assim como os livros digitais não apagaram a existência dos físicos, o documento CNH Digital não vai fazer com que o físico deixe de ser emitido. Até porque será preciso tirar primeiro o documento impresso, para só depois tirar o digital.