Se você tem um carro ou moto e morre de medo de acontecer algum imprevisto, como um acidente ou um roubo, recomendo que leia este artigo até o final, pois nele há dicas essenciais para a cotação desses seguros. Afinal, sempre é bom saber melhor sobre esses seguros se você tem um carro ou uma moto.
CONTEÚDO
Dicas para cotação de Seguro
Se você fazer uma pesquisa rápida no Google, vai descobrir que existem agências bancárias, como o Banco do Brasil e o Santander, além da seguradora Porto Seguros, que oferecem opções de seguro para os contratantes. Essas empresas oferecem:
- Cobertura completa;
- Assistência 24h;
- Danos a terceiros;
- Cobertura para acessórios;
- Entre outras coisas.
Os segurados ainda recebem, além dessas coisas, descontos em oficinas especializadas, despachante, desconto em acessórios e serviços emergenciais gratuitos.
Qual a necessidade de contratar um seguro?
Tendo em vista o fato de que o seguro é constante, é comum que as pessoas pensem na necessidade dele. Entretanto, é importante salientar que o seguro vai funcionar em casos onde você sofre danos materiais em carro ou moto, tanto por conta de roubos quanto por conta de acidentes.
É muito caro?
O valor do seguro vai depender de alguns fatores, como os riscos que você sofre e o serviço contratado, como seguro para roubos, incêndios e colisões, além de outros. Primeiro, você escolhe o serviço a ser contratado, para que depois calculem a probabilidade de acontecer o que você teme que aconteça. É por isso que o valor do seguro é muito relativo.
Alguns fatores proporcionam um visível aumento no valor final do serviço, como:
- Idade do condutor;
- Os preços das peças de reposição;
- Os lugares onde o veículo costuma circular;
- E, o mais óbvio, se o modelo do veículo costuma ser alvo de roubos.
Mas você pode pagar mais barato no seguro, caso implemente algumas técnicas que diminuem o preço final a ser pago. Essas dicas são:
- Deixar o veículo na garagem ou em estacionamentos fechados. Para você ter uma ideia, ter uma garagem em sua casa pode diminuir o custo em até 25%;
- Outro fator que aumenta o preço do seguro é a inexperiência do condutor, então fique atento a isso!
- Para diminuir mais o risco de algo negativo acontecer ao seu veículo, você pode implementar rastreadores e outros dispositivos contra roubos, e assim o valor diminui.
- Você deve cobrir o que for de extrema importância, é o básico, e há vários tipos de coberturas, como a completa e a parcial.
- Se você não usa o carro ou a moto com frequência, ou seja, se o uso é eventual, o custo dele será menor.
- Se você nunca tiver tido um registro de incidente, o custo também é menor.
- A última dica que vamos apresentar é a de não mentir para a seguradora, mostrando informações que não estão corretas a fim de benefício próprio.
Seguindo essas dicas, é provável que você faça um bom negócio!