Despachante Online, Como Funciona?

Você sabe quem é o despachante? Trata-se do profissional que tem um bom conhecimento dos veículos e ajuda a lidar com esses assuntos. Se você já imagina que terá preocupações com a documentação e outros processos, é recomendado que você contrate o serviço de um despachante, podendo este ser um despachante online.

Despachante Online

Se você se pergunta que tipo de documentos e processos podem ser feitos com a ajuda de um despachante, observe a lista com os principais deles:

  • Multas;
  • Pagamento do IPVA;
  • Licenciamento;
  • Entrega de documentação;
  • Emplacamento e transferência.

Com o despachante online, você pode fazer tudo isso e mais coisas sem sair de casa. O despachante também pode ser chamado para tirar dúvidas sobre documentos e trâmites que têm relação com automóveis.

Quando procurar um despachante online?

O despachante online pode ser consultado sempre que houver alguma dúvida com documentação ou algum outro problema, como por exemplo quando você recebe uma multa que acha que não deveria receber. Nesse caso, o despachante pode contestar a multa junto ao Ciretran ou junto ao Detran. Também pode ser consultado quando um indivíduo acaba de adquirir um veículo ou se mudar de município.

Se você quer solicitar um documento, não precisa de um procedimento complicado. Você apenas precisa acessar o site e realizar o cadastro, para que depois informe a placa e o número do Renavam no veículo. Então, você tem de escolher o serviço que você deseja para que seja feito um orçamento baseado nisso. Se o seu veículo possui alguma restrição, o orçamento será enviado por e-mail em até 24h. Você também recebe as opções possíveis de pagamento e os documentos necessários para o serviço que você quer que o despachante faça. Você pode pagar à vista, por meio de depósitos e transferências bancárias e boleto, ou parcelado em até 12 vezes. No cheque, pode ser parcelado em até 18 vezes, com aprovação bancária.

Você vai receber a documentação em até três dias depois da aprovação do pagamento — que é quando o prazo começa a contar. Dependendo de onde você mora, receberá ou por motoboy ou por Sedex.

Para sintetizar os passos, dê uma olhada nos tópicos a seguir:

  • Escolher o serviço a ser prestado e fazer o pedido;
  • Aguardar a comprovação do pagamento;
  • Receber um e-mail com a check-list;
  • Enviar os documentos para o despachante;
  • Esperar ele protocolar no órgão responsável;
  • Aguardar os documentos estarem prontos para a entrega.

Como escolher um despachante online?

O procedimento de escolha de um despachante online é semelhante a escolher um despachante físico. Se você quer contratar o melhor profissional para o seu caso, você tem que conhecê-lo. Para isso, você pode consultar outros consumidores para saber do nível de aprovação desse despachante online. A outra coisa importante é conhecer os valores que são pedidos.

Quando for consultar outros clientes desse despachante online, analise o tempo que eles demoraram para receber seus documentos ou outros serviços que tenham pedido. Lembre-se também de verificar se esses clientes tiveram alguma inconveniência ou insatisfação. Quanto mais avaliado for um despachante, mais seguro do resultado você estará.