como tirar cnh gratuita

Como tirar sua carteira de motorista de Graça?

Através de uma iniciativa do Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) em parceria como o Governo Estadual de algumas localidades do país criou-se o Programa CNH Social ou CNH Gratuita para pessoas que fazem parte do Programa Bolsa Família, possuem renda inferior a 2 (dois) salários mínimos ou que estejam desempregados a mais de 1 (um) ano.

como tirar cnh gratuita

Inicialmente o Programa Primeira Habilitação criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST) tinha o objetivo de qualificar jovens para trabalho com veículos, é necessário que o jovem tire a primeira habilitação categoria B, e posteriormente faça novos cursos através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) que habilite o trabalho profissionalizante.

Parceria Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

Atualmente para ter acesso a primeira habilitação é necessário que o motorista tenha um gasto de cerca de R$2000,00 (dois mil reais), com curso obrigatório teórico, instrução e outros, através da parceria com o SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) para realização de cursos de condutores é possível para alguns estados brasileiros oferecer gratuitamente a Carteira de Habilitação (CNH).

Nos estados onde o Detran não oferece nenhum programa para tirar a Carteira de Habilitação Gratuitamente os interessados podem fazer cadastro através do Programa CNH Social do SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) no site www.sestsenat,org.br/cnh-social-novos-motoristas.

O programa teve início com a criação da Primeira Habilitação Gratuita, atualmente devido a grande adesão dos estados que passam a oferecer a CNH Gratuitamente o programa leva o nome de CNH.Social e Inserção de Novos Motoristas, os motoristas também podem fazer inscrição através do DETRAN dos estados que aderiram ao Programa CNH Social: Pernambuco, Bahia, Maranhão, Mato Grosso e Ceará, no estado de São Paulo o Programa CNH Social ainda está em fase de estudo para implementação.

Requisitos Carteira de Motorista Gratuita

Para participar do Programa CNH Social ou CNH Gratuita é necessário saber ler e escrever, para realizar teste e exame psicotécnico, os interessados também deve possuir documento de identidade, não ter nenhuma falta ou pendência junto ao Departamento de Trânsito do Estado (DETRAN) e não fazer uso de medicamento que impeçam a condução de veículo. Veja, quais são os requisitos para solicitar a Carteira de Motorista Gratuita:

  • Comprovar renda inferior a 2 (dois) salários mínimos;
  • Possuir Carteira de Identidade;
  • Possuir Número de Inscrição do Cadastro Único Bolsa Família (Beneficiários do Bolsa Família);
  • Ter mais de 18 (dezoito) anos de idade;
  • Fazer Curso Obrigatório Condutores do Serviço Nacional de Aprendizagem do Trânsito (SENAT);
  • Desempregado a mais de 1 (um) ano;
  • Ex- Presidiário;
  • Candidato Portador de Deficiência;
  • Estudante de escola pública que não tenha reprovação no ano anterior a retirada da Carteira de Habilitação (CNH);
  • Pequenos Agricultores Rurais.

Inscrições CNH Social e Inserção de Novos Motoristas

O Programa CNH Social e inserção de Novos Motoristas é um iniciativa do Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) com o objetivo de atender famílias carentes e oferecer oportunidades de trabalho para na área de transportes, para obter a CNH Gratuita é necessário realizar Curso Obrigatório de Condutores através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). Veja como fazer a inscrição no site:

  1. Entre no endereço eletrônico www.sestsenat.or.br/cnh-social-novos-motoristas.
  2. Leia atentamente as informações da Página CNH Social e Inserção de Novos Motoristas e clique no botão inscrições.
  3. Não é cobrada nenhuma taxa do motorista que participar do Programa CNH Social e Inserção de Novos Motoristas, nos estados onde o Programa CNH Gratuita foi implementado é possível fazer inscrição através do site do DETRAN.
  4. Caso não tenha aberto as inscrições para o Programa CNH Social e Inserção de Novos Motoristas, os interessados devem retornar ao endereço eletrônico e aguardar a liberação das inscrições.