Artigo

Dicas de direção mais fáceis para iniciantes

CNH Social Gratuita: Dicas de direção mais fáceis para iniciantes

Algumas pessoas nunca tiveram a chance de superar o medo de dirigir. Toda vez que eles ficam atrás do volante, eles sentem esse pânico avassalador que os impede de se concentrar na estrada. Eles muitas vezes imaginavam que perderiam o controle de sua aderência, desviariam para outra pista e, pior ainda, matariam um pedestre no processo. 

Outros tiveram seus medos de dirigir por causa de um acidente de carro que nunca esquecerá, forçando-os a desistir completamente do ato.

Dirigir um carro é divertido, não há dúvida sobre isso. Mas quando você é um iniciante com pouco ou nenhum conhecimento de carros e estradas, navegar por estradas congestionadas pode ser realmente estressante. Para ajudá-lo a começar e superar seus medos, aqui estão as dicas de direção mais fáceis que você deve saber:

Conheça seu carro

Uma das maneiras mais fáceis de começar é se familiarizar com o veículo que você está dirigindo. Conheça seu layout fundamental, recursos adicionais e manutenção básica do carro, para citar alguns. Você precisa aprender o básico antes de viajar pela estrada para poder navegar pelas pistas com mais facilidade. Por exemplo, você precisa estar completamente familiarizado com as luzes do painel, quais botões pressionar e a capacidade do motor.

Outra coisa a considerar é o tipo de veículo que você vai dirigir, incluindo SUVs, sedãs, conversíveis e minivans. Se você é iniciante, é recomendável começar com veículos pequenos primeiro. Dirigir e estacionar um SUV pode ser um desafio, pois seu tamanho e peso dificultam a manobra. 

Também recomendamos que você leia o manual do proprietário antes de iniciar suas aulas de direção. Dessa forma, você aprenderia sobre os controles e travas dos bancos, bem como como limpar adequadamente as janelas e o para-brisa.

Sente

Veja, sabemos que pode ser emocionante e angustiante ao mesmo tempo quando é a primeira vez que você dirige. Você já assistiu a programas de corrida de carros na Netflix que aumentam sua adrenalina? Há momentos em que você pode ficar tentado a imitar esses dublês e ser dono da estrada como se estivesse no Velozes e Furiosos. 

No entanto, isso é o que você deve evitar. Lembre-se de que você ainda é iniciante e sentar ao volante com má postura pode afetar muito seu desempenho na direção. Certifique-se de endireitar as costas para que seu pulso caia bem em cima do volante. Você também pode tentar mover o assento para frente se não conseguir segurá-lo corretamente. 

Certifique-se de que seus pés podem pressionar firmemente os pedais. Isso pode ajudá-lo a dirigir de forma mais defensiva na estrada, evitando motoristas imprudentes no processo.

Evite distrações

Lembre-se sempre que uma vez sentado em seu carro, você carrega a obrigação de operar máquinas pesadas. Isso significa que requer uma alta concentração que não deixa espaço para distrações. Evite enviar mensagens de texto para seus amigos, ouvir música alta em seu carro ou comer uma refeição completa enquanto estiver manobrando pela cidade. Se você cometer esse erro, é mais provável que você se envolva em acidentes de carro fatais.

A maioria dos motoristas negligencia essa regra quando ficam presos no trânsito por horas, esquecendo que ainda estão na estrada e não estacionados com segurança. Mesmo que o fluxo de tráfego não esteja se movendo, você ainda deve permanecer responsivo o máximo possível. Permaneça alerta, pois você não tem controle do que pode acontecer quando está atrás do volante.

Aqui estão outras dicas sobre como minimizar distrações ao dirigir:

Use seu telefone apenas quando houver uma emergência

O único momento aceitável para pegar seu telefone é durante emergências. Quando você receber uma chamada urgente, certifique-se de parar na beira da estrada. Lembre-se de que mesmo os dispositivos de viva-voz que permitem que você fale com alguém ao telefone podem fazer com que você perca os sinais necessários para evitar uma colisão de carro. 

Faça todos os ajustes necessários antes de dirigir

Antes de ligar a ignição, não se esqueça de fazer alguns ajustes necessários. Isso inclui configurar o GPS, ajustar os retrovisores e preparar o sistema de som, entre outras coisas. 

Não dirija quando estiver com sono

Se você bebeu três xícaras de café, mas ainda se sente sonolento, é melhor pegar um táxi em vez de dirigir. Condução sonolenta pode aumentar as chances de acidentes de carro fatais em até quatro vezes. Então, quando você se sentir um pouco sonolento ou enjoado, pare na beira da estrada por um tempo e dê a si mesmo tempo suficiente para descansar.

Traga documentos

Seja você um motorista experiente ou um novato, você deve levar documentos importantes com você onde quer que vá. Mantenha-os bem guardados dentro de um envelope e coloque-os dentro do porta-luvas. As autoridades rodoviárias, especialmente no Brasil, podem arquivar uma multa e obrigá-lo a pagar taxas caras se você não puder apresentar sua carteira de motorista. 

Aqui estão os tipos de documentos que você precisa proteger:

  • Certificado de registro
  • Apólice de seguro
  • Cartões RFID
  • Caderno de garantia.

Nunca ultrapasse a velocidade

Quando você é iniciante, deve sempre manter uma velocidade moderada quando estiver na estrada. Há situações em que você pode se sentir tentado a ultrapassar o limite de velocidade porque supõe que isso melhoraria significativamente suas habilidades de direção. No entanto, isso não é inteiramente verdade. Depois de cometer o erro de excesso de velocidade, é provável que você perca o controle do seu veículo. 

Confira as dicas abaixo:

Use seu controle de cruzeiro

Os carros modernos lançados hoje no mercado geralmente vêm com controle de cruzeiro, permitindo que você defina um limite de velocidade moderado. Enquanto você está ocupado lendo sinais de trânsito e prestando atenção aos perigos da estrada, seu veículo cuidará da velocidade para você. 

Isso pode ser extremamente útil quando você deseja fazer uma longa viagem. No entanto, você precisa desligar o controle de cruzeiro quando estiver perto de uma zona de construção para não perder o controle de sua aderência.

Verifique o velocímetro

Sempre verifique o velocímetro para se certificar de que não está ultrapassando o limite de velocidade. No entanto, como qualquer outro componente do veículo, torna-se defeituoso e desalinhado, principalmente quando o carro é mal mantido. Se você perceber que está constantemente ultrapassando outros motoristas, mesmo que seu velocímetro mostre uma velocidade moderada, talvez seja necessário levar seu carro a um mecânico e inspecioná-lo.

Conheça seus gatilhos

Alguns motoristas geralmente aceleram demais porque estão atrasados ​​para o trabalho e precisam vencer o trânsito antes que seus salários do dia sejam deduzidos. Mas para outros, certos gatilhos os forçam a pressionar o pedal do acelerador com mais força. Sua raiva e frustração sobre seu trabalho e outras responsabilidades fazem com que eles dirijam muito rápido, muitas vezes resultando em raiva na estrada e direção imprudente.

É por isso que você deve conhecer seus gatilhos para evitar excesso de velocidade. Por exemplo, se você perceber que dirige rápido quando está irritado, reserve um tempo para se acalmar e ouvir música antes de sair.

Siga as regras de trânsito

A coisa mais importante que você deve fazer ao dirigir é seguir todas as leis de trânsito o tempo todo, mesmo quando achar que ninguém está olhando. Esta é a melhor maneira de prevenir acidentes de carro, ajudando você e outros motoristas na estrada a se protegerem de ferimentos fatais. 

Por exemplo, quando você está no Brasil, o limite de velocidade para ruas residenciais/locais é de 30 km/h, enquanto o limite de velocidade para avenidas é de 60 km/h. A lei brasileira também estabelece que crianças menores de 10 anos nunca devem andar no banco da frente. Eles devem permanecer na parte de trás durante todo o passeio para que os policiais não o parem.

Além de seguir as regras de trânsito, você também deve prestar atenção aos pedestres, principalmente os agressivos. Eles também são conhecidos como jaywalkers, atravessando as ruas sem faixa de pedestres, ignorando passarelas e pulando barricadas.

Além disso, é recomendado que você estacione seus carros apenas em vagas pagas no Brasil. Esses estabelecimentos solicitaram seguro em caso de roubos e acidentes de incêndio, ajudando você a proteger seu veículo.

Mantenha-se calmo e confiante

Entendemos que você pode se sentir nervoso quando é seu primeiro dia de condução, mas você tem que praticar a confiança o tempo todo. Quando você se concentra em seu pânico, tende a perder o controle sobre a situação, aumentando suas chances de bater o carro. Tanto quanto possível, não dirija em estradas movimentadas durante os primeiros meses para ajudá-lo a se acostumar com as coisas. 

Além disso, nunca dirija quando estiver sob tanto estresse. Lembre-se de que quando você estiver na estrada, isso exigirá que você tome decisões rápidas e julgamentos sólidos. O estresse pode facilmente atrapalhar sua concentração e colocar sua vida em risco, colocando em risco outros motoristas ao seu redor. 

Para mais dicas de direção e outros artigos relacionados, fique ligado aqui no CNH Social Gratuita para saber outras informações úteis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.