Artigo

Como tirar a carteira de motorista no Brasil

CNH Social Gratuita: Como tirar carteira de motorista no Brasil

Navegar pelas estradas do Brasil pode se tornar um desafio, principalmente se você não tiver um carteira de motorista. Não importa o quão habilidoso você seja um motorista, as autoridades rodoviárias o pararão, emitirão uma multa de trânsito e o obrigarão a pagar certas taxas. Isso pode ser realmente estressante quando você já está atrasado para o trabalho e as responsabilidades da vida adulta pesam sobre seus ombros.

Graças à CNH Social Gratuita, tirar a carteira de motorista fica muito mais fácil. Oferecemos testes de simulação que lhe darão confiança suficiente para se sentar ao volante e conhecer os meandros da direção defensiva. 

Veja tudo o que você precisa saber sobre como solicitar a carteira de habilitação no país:

Estados que oferecem carteira de habilitação gratuita

No estado de São Paulo, o Programa CNH Gratuita ainda está em fase de estudos, mas em alguns estados o programa já foi implementado há mais de 10 anos. Nos estados onde o Programa CNH Gratuito foi implantado, é possível se cadastrar no site do Departamento de Trânsito (DETRAN) e participar de um processo seletivo cujos critérios de aprovação são renda familiar, participação no Programa Bolsa Família e estar desempregado há mais do que um ano.

A Secretaria do Estado de Pernambuco também custeia todas as etapas de retirada da CNH para candidatos que estejam dentro do perfil do Programa CNH Social, exame médico, psicológico, teórico e prático. É necessário aguardar a abertura das inscrições para participar do programa. Veja os estados que já possuem o Programa CNH Social ou Carteira de Habilitação Gratuita:

  • – PE
  • Bahia – BA
  • Maranhão – MA
  • Mato Grosso – MT
  • Ceará – CE 

PernambucoServiço de Transporte Social (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT. O programa visa empregar e auxiliar jovens do setor de transporte e carreiras profissionais que necessitam de Carteira de Habilitação (CNH)

Requisitos

O Programa CNH Gratuito nasceu de uma iniciativa pelo Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte (SENAT) para oferecer a primeira licença gratuita para jovens de famílias participantes do Programa Bolsa Família do Governo Federal, por meio do curso básico de habilitação de motorista e outros cursos profissionalizantes.

Mais tarde, novas necessidades começaram a ser atendidas e um público maior passou a ter acesso à Carteira de Habilitação Gratuita. trabalhadores, portadores de necessidades especiais e presos também podem solicitar a carteira de motorista. Veja os seguintes requisitos para participar do Programa CNH Social:

  • Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) no estado do Ceará;
  • Possuir Carteira de Identidade (RG) em todos os estados;
  • Carteira de habilitação categoria B para mudança de categoria;
  • Maiores de 18 (dezoito) anos para a primeira habilitação;
  • Estar desempregado há mais de 1 ano;
  • Participar do Programa Bolsa Família do Governo Federal;
  • Renda inferior a 2 salários mínimos;
  • Capacidade de leitura e escrita para realização da prova e exame do DETRAN.

Programa CNH Social

Para participar do Programa CNH Social, você deve ter 18 anos e renda inferior a 2 salários mínimos. Os participantes do Programa Bolsa Família e Desempregados terão prioridade na classificação para receber o benefício CNH Social.

Os candidatos ao Programa CNH Social podem obter sua primeira carteira de habilitação ou usar o programa para renovar sua carteira de habilitação, desde que atendam aos requisitos do Programa CNH Social.

Documentos para Confirmação de Informações

Após a inscrição no Programa CNH Social, o candidato deverá acompanhar as publicações no site do DETRAN e será convocado para a Confirmação de Informações, que é o momento de levar todos os documentos e xerox no local determinado pelo DETRAN para confirmar a veracidade das informações declaradas.

Confira a Lista de Documentos Necessários para Confirmação das Informações:

  • CPF (original e cópia simples);
  • RG (original e cópia simples);
  • Carteira de Trabalho (original e cópia simples);
  • Certidão de Casamento (original e cópia simples);
  • Declaração de União Estável (original e cópia simples);
  • Declaração de Divórcio (original e cópia simples);
  • Carteira de Trabalho dos Familiares (original e cópia);
  • Certidão de Nascimento dos Filhos (original e cópia simples);
  • Comprovante de Residência (original e cópia simples);
  • Carteira de Habilitação

Após a aprovação em todas as fases do Programa CNH Social, será necessário fazer todos os exames para obtenção da Carteira de Habilitação – teste psicotécnico e teste de direção. Além disso, a aprovação no Programa CNH Social não garante a aprovação nos exames comuns a todos os brasileiros, o programa apenas garante a CNH gratuita para os participantes.

Os candidatos que não forem aprovados em uma das etapas para obtenção da carteira de habilitação poderão, no ano seguinte, solicitar nova participação nos Programas CNH Social. 

teóricosTestes

Confira tudo sobre o simulado Detran ES – Teste Teórico Online! Tirar a carteira de motorista é o sonho de muita gente, tem quem já dirige antes de tirar a carteira e fazer o teste é apenas mais uma etapa do processo. Mas, para muitos, a prova teórica do Detran é um dos momentos mais aterrorizantes da vida! Mas esse medo não precisa existir, com a simulação online do Detran ES, é possível estudar e treinar para a prova oficial.

DETRANCE Simulado

O site de simulação de DETRANCE disponibiliza aos motoristas que devem fazer o Exame Teórico para obter a Carteira de Motorista uma Simulação e material completo para estudos.

A Simulação, além de ser uma ótima oportunidade para treinar seus conhecimentos e fazer uma autoavaliação, pode ser realizada antes das aulas de direção, assim é possível conhecer um pouco do que será avaliado durante as aulas, tirar dúvidas e ter um excelente desempenho nos testes.

Os candidatos que desejam obter a carteira de habilitação e outros que não renovaram o documento ou tiveram a carteira de habilitação suspensa devem realizar a Prova Teórica e passar por novo processo de avaliação junto ao DETRAN, Matrícula, Exame Médico, Curso Técnico e Teórico, Prova de Legislação, Condução Simulação, Curso de Prática Veicular e Exame de Condução de Veículos.

As Auto-Escolas estão localizadas em todo o Brasil com o objetivo de oferecer o treinamento necessário e adequado para os motoristas que trafegam nas estradas brasileiras, através das Auto-Escolas o motorista pode fazer todos os cursos devem ser completos e tirar todas as dúvidas dos motoristas.

O DETRAN PA tem material de estudo para quem vai fazer a Prova Teórica. As principais questões exigidas estão relacionadas à Legislação e à Sinalização de Trânsito, importante para os motoristas que dirigem veículos nas estradas brasileiras e focam na comunicação do trânsito.

Os condutores de veículos que estão com a carteira de habilitação suspensa também devem fazer uma nova prova teórica.

A prova teórica também deve ser realizada pelos motoristas que desejam alterar a categoria da Carteira de Habilitação. Por exemplo, os motoristas que desejam dirigir Veículos de Carga devem portar uma Carteira de Habilitação Categoria C.

Questões da Prova Teórica

O conteúdo da Prova Teórica é composto por 30 questões divididas em 5 conteúdos relacionados à Legislação do código de trânsito brasileiro (18 questões); Direção defensiva (4 questões); Primeiros Socorros (3 perguntas); Meio Ambiente (2 questões); Mecânica Básica (2 questões).

É importante que o candidato tenha conhecimentos específicos de mecânica básica, primeiros socorros, infrações e penalidades. A prova é composta por muitas questões relacionadas à legislação e estacionamento em locais proibidos, principalmente sobre placas de trânsito e placas utilizadas para comunicação no trânsito.

No site do DETRAN, há informações sobre a legislação com material que pode e deve ser utilizado em estudos. O candidato que quiser fazer a prova DETRAN tem uma Simulação DETRAN que pode ser baixada pelo aplicativo na Google Play Store ou no site Simulação Detran.

DMV Simulado Processo Passo a Passo

A simulação também oferece um minicurso a ser realizado antes do início da prova. É composto por 30 questões e o candidato tem 40 minutos para encontrar as alternativas de teste. 

  1. O primeiro passo para fazer a simulação DETRANCE é digitar no navegador do seu computador o endereço criado apenas para a simulação.
  2. Após ler as instruções, escolha entre as opções Habilitar Teclado e Desabilitar Teclado. Se você escolher o primeiro, um teclado aparecerá na tela do computador durante a Simulação DMV.
  3. Escolha o número de questões que devem ser respondidas 30 ou 40 questões.
  4. Escolha o número de alternativas. Lembre-se que quanto maior o número de alternativas, mais difícil será o teste.
  5. Clique no botão iniciar! A primeira pergunta aparecerá, escolha uma das alternativas e clique no botão de resposta. Lembre-se de que o botão Concluir encerra o teste.

Após responder a última pergunta, você verá o número de respostas corretas, todas as perguntas com a correção para te ajudar a saber quais estão corretas e em quais pontos você precisa melhorar mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.