Detran MS – Simulado, Consulta de Multas, CNH

Você sabe o que é o Detran MS? Trata-se do Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso Sul, um órgão responsável por colocar em prática aquilo que está previsto na lei em questões de trânsito. O órgão ainda tem de exigir o cumprimento da lei, sendo então responsável pelo registro dos veículos e dos condutores.

Detran MS – Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso Sul

O Detran MS atende as pessoas nos 79 municípios do interior do estado e na capital do Mato Grosso de Sul. Esse atendimento pode ser na Agência-Sede, nos postos de atendimentos conhecidos como “Fácil” e em dois shoppings centers.

Simulado

Esse simulado é uma página que prepara os participantes para uma prova teórica para tirar ou renovar o CNH, a Carteira Nacional de Habilitação. O simulado também é importante para as pessoas de outros estados, então, se você pensar que é apenas no MS que se faz essa prova, está enganado. O simulado é extenso, contendo mais de 1.200 questões, logo, dá para você se preparar bem.

Para fazer o simulado, você deve acessar o site simuladodetranbrasil.com.br (Acesse AQUI), onde você escolhe se vai responder 30 ou 40 questões para testar seus conhecimentos para a prova. O simulado é gratuito e totalmente on-line, e você pode fazer quantas vezes quiser.

Se você não pode acessar a internet sempre para fazer o simulado Detran MS, pode baixar o aplicativo e fazer off-line, para baixar basta acessar play.google.com/store/apps/br.simuladadetran no seu celular Android. Esse aplicativo é composto por um banco com centenas de questões que podem cair na prova, além de explicações sobre infrações e placas de trânsito.

Consulta de multas

Especificamente para condutores que cometeram alguma infração de trânsito, o site de consulta de multas ajuda a evitar a perda da Carteira Nacional de Habilitação. Para acessar o site, você precisa entrar em www.detran.ms.gov.br/consulta-de-multas (Acesse AQUI), link específico para o Detran MS. Você vai precisar do número da placa e do Renavam.

CNH

Se você quer dar início ao processo da primeira habilitação, precisa:

  • Ter 18 anos completos;
  • Ser alfabetizado;
  • Fazer o pré-cadastro no site detran.ms.gov.br/primeira-habilitacao (Acesse AQUI), ou, se preferir, ir até um CFC, Centro de Formação de Condutores;
  • Apresentar uma cópia do documento de identificação, conforme portaria vigente, além de CPF e comprovante de residência. Pode ser uma declaração também, caso não haja nada em seu nome.

É necessário passar por exames de aptidão física e mental, além de avaliação psicológica, curso teórico-prático, exame teórico-técnico e curso de prática de direção veicular.

Se você é um candidato que possui deficiência física, precisa passar por uma junta médica além dos procedimentos descritos acima. Ao concluir o Curso Teórico, a pessoa terá de procurar um CFC credenciado e que possui um veículo adaptado, para que assim possa ser feito o Curso de Prática de Direção Veicular.

Não sabe onde procurar essas empresas? Há o CFC Grand Prix 13 de maio e o CFC San Marino, ambos em Campo Grande, além do Grand Prix, em Dourados. Nos municípios que não têm um CFC com veículo adaptado, os candidatos com deficiência recebem um curso prático gratuito do Detran MS.