CNH Social – lista de selecionados

Agora que você já conhece como funciona o CNH Social e já fez sua inscrição, fique atento a alguns detalhes que não podem ser esquecidos. A inscrição é apenas uma pré-etapa para o processo de seleção. Você coloca todos os seus dados no formulário de inscrição e após a divulgação da lista de selecionados, você precisará comprovar a sua situação perante o Programa.

Processo de Seleção dos Canditados

Mas como funciona o processo de seleção? Geralmente as vagas são divididas entre os segmentos beneficiados – beneficiários do Bolsa Família, estudantes de escolas públicas, egressos do sistema penitenciário, entre outros. Também pode ocorrer divisão de vagas entre mudança de categoria e 1ª Habilitação. Bastante atenção com esses detalhes! Além do mais, cada programa estadual possui critérios de desempate . Geralmente é dada prioridade a quem tem o maior número de dependentes, o maior tempo de desemprego, a menor renda e a maior idade, mas os critérios variam de estado para estado.

É bom dar uma lida nesses critérios, pois eles podem determinar a sua entrada na lista de selecionados ou não.

CNH Social – lista de selecionados

CNH Social – lista de selecionados

Lista dos Selecionados

Para saber se você foi selecionado ou não, fique de olho no site em que você se inscreveu (pode ser tanto o site do DETRAN de seu estado quanto o do SEST/SENAT, dependendo de qual deles você tenha se inscrito). Caso você tenha sido selecionado, você possui um prazo limite para apresentar a documentação, senão você estará automaticamente desclassificado da seleção. Muito cuidado! Em todo o caso, mantenha a documentação já pronta, para que você não perca tempo vasculhando a casa inteira em busca dele.

Caso você não tenha sido selecionado, não se desespere. Em alguns casos, você pode interpor recurso junto ao órgão competente. O edital de inscrição ou mesmo o site do CNH Social de eu estado poderá indicar como proceder. Fique de olho quanto aos prazos e à forma de apresentação do recurso.

Após ter entrado no site e confirmado que você foi selecionado, você deverá receber uma convocação por e-mail para comparecer pessoalmente à sede do DETRAN, do SEST/SENAT ou outras instituições conveniadas, a depender do programa, mais próxima de sua residência para apresentar a documentação exigida. A partir disso, o aprovado será inscrito em um CFC e irá realizar os exames na clínica selecionada pelo programa.

Em alguns casos, é exigido a assinatura de um Termo de Compromisso. E nem preciso dizer que apresentar documentação falsa, além de acarretar em desclassificação sumária, pode ser enquadrado como crime, não é? Olhe lá! Não é porque os políticos são corruptos que você deve ter ser também, certo?

Fique Atento!

Agora que você está na fase das aulas e dos exames, tenha cuidado. O Programa admite um certo limite de reprovações nos exames e nas práticas sem qualquer ônus ao beneficiário, desde que seja por motivos justificados. E nem pense em abandonar o Programa sem uma justificativa, pois nesse caso você pode ser impedido de participar das próximas seleções. Lembrando que essa seleção geralmente ocorre uma vez por ano. Ou seja: em caso de perda de prazo ou abandono justificado, você pode ficar de 1 a 2 anos sem poder tirar sua carteira. Você não vai deixar isso acontecer, vai?