CNH Definitiva 2018 – como solicitar?

Vamos ensinar tudo que você precisa para tirar sua CNH Definitiva em 2018. Veja nossas dicas e informações para que ocorra tudo bem.

CNH Definitiva 2017

CNH Definitiva 2017

CNH Definitiva 2018

Antes de falarmos sobre a CNH Definitiva 2018, vamos detalhar os tipos de CNH. A “Carteira Nacional de Habilitação” contém foto, número do RG e CPF do motorista, sendo considerada um documento de identificação. As categorias mais comuns você confere abaixo:

• Categoria A: veículos com duas ou três rodas, como motos, triciclos e monaretas;
• Categoria B: veículos fora das especificações da “A”, com peso bruto total menor que 3500 quilos e capacidade para oito pessoas excluindo o motorista, como automóveis e caminhonetes;
• Categoria C: veículos para transporte de carga até 3500 quilos como caminhões e tratores. Para tirá-la é necessário ter um ano na categoria B, não ter cometido infrações médias, graves ou gravíssimas no último ano;
• Categoria D: veículo para transporte de passageiros com capacidade para oito pessoas excluindo o motorista, como ônibus e vans. Para tirá-la é necessário ter dois anos na categoria B e um ano na C;
• Categoria E: veículos com características das categorias B, C ou D, cujo peso bruto seja no mínimo 6 toneladas, que tenha classificação de trailer ou tenha ou capacidade maior que oito lugares. Os reboques se encaixam na categoria E. Os requisitos são ter 21 anos completos e habilitação C ou D a um ano.

Passo a passo da CNH Denifitiva

Na primeira habilitação são permitidas apenas as categorias A, B ou AB. Para a última é necessário fazer um curso para a “A” e outro para a “B”. O passo a passo da CNH consiste em ir até o DETRAN do município, com duas fotos 3 x 4, original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência recente e em nome da pessoa. O comprovante pode ser conta de água, luz, gás ou telefone. Os próximos passos são pagamento de taxas, exames médico e psicológico, aulas e provas teóricas e aulas práticas. Se aprovado, a “Permissão Para Dirigir” – PPD é entregue em cinco dias úteis.

Leia também:

Como solicitar CNH definitiva?

O motorista fica um ano com a PPD. A versão definitiva é expedida caso não tenha infrações graves, gravíssimas ou mais de duas infrações médias. Além disso, a PPD precisa estar em bom estado e os exames, dentro da validade. É possível solicitar um dia após o vencimento da permissão. Enquanto a definitiva não fica pronta, a provisória tem validade de 30 dias. Saiba como solicitar a CNH definitiva 2018:

• Pessoalmente, ou pela internet em alguns estados. Em São Paulo, por exemplo, há opção de pedido online. A solicitação pode ser feita por procurador e também pela CFC.
• Consulte o site do DETRAN em sua cidade e também para consultar a quantidade de pontos;
• Original e cópia do comprovante de residência.
• Original e cópia da Permissão para Dirigir;
• Original do comprovante do pagamento de taxa do DETRAN.

A CNH definitiva pode ser retirada pelo motorista, mediante apresentação do RG original e protocolo. Consulte o órgão de trânsito para saber o procedimento de retirada por procurador cônjuge, companheiro ou parente próximo (pais, filhos ou irmãos). Após a emissão da habilitação definitiva, o motorista deve renová-la a cada quatro anos.

No Responses - Add Comment